Pular para o conteúdo principal

Profissão? Estudante.

Hoje estou aqui para conversar com vocês sobre a vida de bolsista no mestrado. Como já havia dito, atualmente sou bolsista da Fundação de amparo à pesquisa e inovação do estado de Santa Catarina (FAPESC). Mas como funciona a bolsa? Quais são as obrigações? Quais os benefícios que vou adquirir sendo bolsista?
Primeiramente, para ser bolsista é necessário participar de uma seleção, em que o edital é divulgado pela própria universidade. A inscrição é bem simples, e a concorrência pela vaga varia de uma instituição para a outra, e também pelo tipo de bolsa, visto que umas são mais almejadas que outras. No Brasil, a bolsa mais ofertada e concorrida no mestrado é a bolsa da Capes, além dessa, existem bolsas do próprio estado, como no meu caso citado acima.
Sendo beneficiado com uma bolsa, o mestrando fica isento de pagar a matrícula e mensalidade do mestrado e ganha mensalmente o valor de R$ 1.500,00 para custear despesas pessoais ao longo do curso. Embora o valor não seja muito expressivo, o retorno que se tem, absorvendo conhecimentos e experiências, é muito maior.
A oportunidade de viver como bolsista durante o mestrado, dá chance ao aluno de vivenciar as pesquisas, e até a própria universidade com muito mais intensidade. Minha rotina como bolsista, dentro do Programa de Pós-Graduação em Administração, na FURB, se implica em realizar as atividades propostas em sala de aula, participar de grupos e projetos de pesquisa.
Pensar que ter bolsa durante o mestrado é moleza, é engano. Ser bolsista exige dedicação, compromisso, além do mais, se faz necessário apresentar um bom desempenho durante as disciplinas e posteriormente na construção da dissertação.

Espero que vocês tenham gostado de conhecer um pouco mais desse mundo científico tão desafiador diante da sociedade em que vivemos. Mais adiante abordaremos assuntos sobre publicações de artigos, base de dados e fatores de impacto.

Beijos, Marianne!

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:

Comentários

  1. Amei saber um pouco mais sobre esse mundo! Parabéns Marianne realmente deve ser bem trabalhoso manter o nível sempre alto, mas com certeza vale a pena.

    ResponderExcluir
  2. Nossa não é fácil essa vida né Mari, mas nós não sabemos viver de outra maneira kkkk. O Post ficou ótimo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

5 dicas de como elaborar um bom artigo

Olá pessoal, tudo bem com vocês? Eu estou enlouquecendo em meio aos diversos seminários e artigos, mas confesso que também amando essa vida, e hoje estou aqui para compartilhar algumas dicas que poderão auxiliar vocês no momento de elaborar um artigo. Ao iniciar um artigo, é importante que você tenha afinidade com o tema, e que o mesmo seja relevante, tanto para a academia como para a sociedade. Atualmente no Brasil, ocorre um grande debate a cerca deste problema, pois existe uma enorme exigência para com os acadêmicos em relação à grande produtividade de artigos científicos, fazendo com que, maior parte desta produção seja apenas mais uma somatória dentre outros trabalhos realizados. Bom, mas para iniciar um artigo você deve:
1.Definir um tema A escolha do tema é um momento bem importante, pois será sobre ele que você vai estudar e falar muito, e pensar constantemente. Sendo assim, aconselho que, no mínimo, você goste e tenha grande afinidade com o assunto.
2.Ler muito A leitura causa um…

TIRE SUAS DÚVIDAS SOBRE MÁRMORE

Olá pessoal!!
Sempre temos dúvidas na hora de especificar qual a pedra a ser utilizada na cozinha, lavabo, ou até em algum móvel. Por isso hoje vamos saber um pouquinho mais do mármore e poder saber onde deve ser utilizado ou não. 
Espero que vocês gostem do vídeo :)
Assista pelo youtube CLIQUE AQUI!


Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | Youtube
Bisou, Helo.

MILLENNIAL PINK | O ROSA DO MOMENTO

Olá pessoal, tudo bem?
Quem me acompanha sabe que eu amo rosa! É minha cor favorita desde sempre! E por isso quando vi essa nova tendência, o Millennial Pink, tive que compartilhar com vocês!
É o rosa do momento, e uma cor pop, também conhecida como candy pink. Fica linda em qualquer ambiente, o que nos proporciona diversas composições.
Assista o vídeo de hoje para conhecer um pouquinho mais!

https://youtu.be/JXQCyXouH7c
Mais inspirações:






Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:
Facebook | Instagram | Youtube
Bisou, Helo.