Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Minas Gerais | Parte 1 | Jéssica Fernanda

Hoje vamos falar de uma viagem inesquecível... Minas Gerais!!!  Lugar maravilhoso em que eu tive o prazer de conhecer em novembro de 2016. Eu sempre quis viajar para Minas Gerais, mas nunca sobrava tempo e dinheiro. Graças a viagem que a faculdade Avantis de Balneário Camboriú  organizou , eu pude ir e ficar mais apaixonada por esse lugar incrível!!!

Não tem como falar de Minas sem contar uma boa história, então vamos começar do começo!


Minas Gerais é o quarto maior estado do Brasil, rico em reservas minerais de ferro,ouro, zinco, quartzo e entre outros.  Na economia do estado também tem  a agropecuária, fazendo com que os turistas procurem conhecer especialmente a produção do leite e seus derivados. 


Foto novembro de 2016, restaurante Contos de Reis de Ouro Preto MG.

Para saber mais sobre a história de Minas Gerais acesse o link: História de Migas Gerais..

Minas Gerais é famosa por sua arquitetura colonial, um patrimônio histórico que não cansamos de admirar. O estilo barroco e o rococó estão presentes principalmente nas igrejas, que foram pertencentes as irmandades religiosas.

As irmandades  foram instituições religiosas que tinham como objetivo ajudar a comunidade. Existiam diversas irmandades, sendo para homens livres ou escravos, ricos ou pobres. Tiveram um grande papel social ao prestar assistência as populações, mas é impossível não notar a sua contribuição ao criar espaços para a comunidade. Praticamente em cada esquina das cidades existe uma capela ou igreja da irmandade com estilo barroco, tanto nas edificações como nas esculturas.

Foto novembro 2016 catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em São João Del rei MG.

Para saber mais sobre a história das irmandades Religiosas de Minas Gerais acesse o link: Irmandades religiosas no Brasil.

São João Del Rei

Depois dessa breve introdução vamos conhecer o nosso roteiro milagroso. No primeiro dia de passeio fomos para a cidade de São João Del Rei e Tiradentes. Em São João Del Rei conhecemos o centro histórico e duas igrejas São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar.

Foto de Novembro de 2016 igreja de São Francisco de Assis.
A Igreja de São Francisco de Assis é um templo católico fundado pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis, construída em  1774 – 1809, o autor da obra foi  Aleijadinho e modificada por Francisco de Lima Cerqueira.

Está localizada em uma praça na cidade de São João Del Rei, cercada por um jardim com palmeiras imperiais, possui torres circulares de sinos, e ornamentos esculpidos em pedra-sabão.

No interior da igreja é possível ver a obra feita em talha (Madeira esculpida), influência  de Aleijadinho.


Foto de Novembro de 2016 igreja de São Francisco de Assis.

Para saber mais sobre a igreja de São Francisco de Assis  de Minas Gerais acesse o link: Igreja de São Francisco de Assis.

Depois seguimos para a rica e magnífica catedral basílica de Nossa Senhora do Pilar, confesso que foi uma das mais lindas igrejas que eu conheci em Minas. Com certeza  ela é um dos orgulhos da arquitetura religiosa mineira. Existe pouquíssima documentação sobre sua construção e os artistas que nela trabalharam. Dos poucos nomes registrados dois se destacam: Francisco Lima Cerqueira, e Manuel Vitor de Jesus.


Foto de Novembro de 2016 Catedral Nossa Senhora do Pilar.

Continuamos para Tiradentes, com um passeio incrível de trem, o famoso Maria Fumaça. Eu nunca havia viajado de trem, tive que conter as lágrimas !!! Vocês devem estar rindo disso, mas foi emocionante, e eu sou uma maria chorona mesmo!!

Foto de Novembro de 2016 Terminal Ferroviário São João Del Rei.

Tiradentes

Tiradentes é uma das cidades históricas mais bem preservadas do Brasil, moradores me disseram que ela ficou mais conhecida depois que gravaram uma novela da globo, chegaram até a dar uma repaginada na cidade. As ruas são estreitas com calçamento de pedra, há muitas casas coloniais e igrejas barrocas, infelizmente o comercio do uso de charretes é ainda cultural.

Foto de Novembro de 2016 nas ruas de Tiradentes.
Há muitas lojas com especialidades culinárias, como doce de leite caseiro, geléias caseiras, licores, cachaças, e muitos ateliês de arte, com peças trabalhadas em madeira, estanho e ferro e pedra-sabão. A cidade é super fácil para ser explorada a pé, todos os pontos turísticos são bem próximos.

Chegamos a Tiradentes aproximadamente 14:00, então fomos almoçar em um restaurante delicioso chamado “Quinto do Ouro”, pense em uma comida boa!! Como nós estávamos em grande quantidade de pessoas, nossa guia ligou antes no restaurante para avisar que estávamos indo para lá.  Comida típica mineira, feita no fogão a lenha com um ambiente super acolhedor, com certeza voltarei mais vezes!!

Foto : tripadvisor.
Não tivemos muito tempo para descansar, praticamente saímos correndo do restaurante e fomos para a praça central, lembro-me da guia contar alguma história que agora infelizmente eu não me lembro, e fomos conhecer a igreja matriz de São José.

Que espetáculo de igreja, não visitei todas, mas das que eu vi, essa foi a mais linda. A igreja foi construída com a sua fachada voltada para a serra de São José, que é uma vista de tirar o fôlego!!!  A fachada e a porta são obras atribuídas a Aleijadinho, feitas em pedra sabão e o interior feita em  madeira esculpida, com uma belíssima pintura em estilo rococó.

Foto de Novembro de 2016 Matriz de São José.

Ao entrar na igreja é impossível não se impressionar com a quantidade de ouro que decoram o altar e suas imagens, devido a muitos furtos o interior da igreja não é permitido fotografar.

 Foto novembro 2016 vista da serra  de São José.

Nos próximos dias postarei a parte 02 da nossa  viagem . Espero que tenham gostado!!

Beijos e até mais!!


Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:


Comentários

  1. Adorei!! Ansiosa pela parte 2. O que sera?!

    ResponderExcluir
  2. Amei!!! Deu ainda mais vontade de conhecer Minas!!!

    ResponderExcluir
  3. Ai que post mais lindo!! Quero conhecer MG!! Agora aguardar o próximo post!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…