O que fazer antes de começar um projeto arquitetônico/urbanístico?


Atualmente vivemos correndo para concluir todas nossas atividades no prazo. O tempo geralmente é o culpado de tudo o que não dá certo, e na hora de desenvolver um projeto (principalmente na faculdade) ficamos perdidos, sem saber por onde começar. Mesmo participando das aulas, tirando dúvidas, chega a hora de colocar a mão na massa e projetar, nós na maioria das vezes vemos que ainda está faltando muita coisa para solucionar no projeto, e se não da mais tempo de voltar alguns passos, o resultado não é nem um pouco positivo (experiência própria).

Depois de muitas aulas de projeto, erros e acertos, decidi que preciso tirar um "tempo" para eu estudar mais como desenvolver um bom projeto, o que vai estar me ajudando, o que preciso pesquisar, ler, estudar mesmo. Então revendo alguns pontos que já aprendi, e vendo que quando utilizei eles, deu certo, resolvi compartilhar eles com vocês. Não é segredo, e com certeza vocês já ouviram muito sobre, mas eu conclui que são passos fundamentais para que se desenvolva um bom projeto.

A análise do terreno onde será implantado o projeto é extremamente importante. É incrível quando vemos um projeto e temos a sensação  de que quem projetou não teve contato nenhum com o terreno. É preciso saber quais os limites do terreno, se existem vegetações presente (e se elas podem ser retiradas ou não), topografia e irregularidades do terreno, a legislação do terreno. Pontos bem técnicos e que fazem toda a diferença, é estudando e resolvendo os problemas existentes no terreno, que você terá várias direções para seu projeto.  Entenda o terreno.
 ________

Assim como conhecer o terreno, conhecer e VIVENCIAR o entorno é fundamental. O projeto tem que se comunicar com seu entorno, respeitar o que já está lá. Você tem que saber o que tem ao redor, o que falta também, quem vive por ali, como é o fluxo de pessoas, circulação, estilo arquitetônico predominante. Tudo isso com certeza vai te trazer muitas soluções mais para frente.
_________

Já conhecendo o terreno e seu entorno, você poderá desenvolver um melhor programa de necessidades, você deve dominar ele. Nesse ponto você vai unir todas as informações que já tem do terreno, assim como seu briefing com o cliente para estar vendo o que é mais adequado ou não, se dá de acrescentar ou até mesmo modificar algo. Um bom programa de necessidades ajudará a definir os zoneamentos, layout, etc.
_________

As pesquisas para o projeto a ser desenvolvido, deve ser muito bem feita. Buscar referências projetuais, é indispensável, ajudará a definir estratégias, soluções, além de abrir sua mente para novas possibilidades - não se apegue a primeira ideia -, mas lembre-se de procurar projetos que tenham alguma ligação com o que precisa, seja função, forma, topografia, tipologia, etc. São elas que vão te ajudar a definir fluxos, formas, materiais. E falando em materiais, tenha referências também de materiais e sistemas construtivos, para poder escolher as melhores opções no seu projeto. 
_________

Sim, relaxe. Não adianta ficar na pressão, assim não vai sair nada. Depois de ter obtido todas as informações necessárias (apesar de sempre ir surgindo novas), tire um tempo para relaxar e ativar sua criatividade para então desenvolver o projeto. Corra, caminhe, vá para praia, campo, jogue, leia, faço aquilo que te dá prazer. RELAXE. Assim você voltará muito mais focado para o projeto,e com certeza facilitará muito o processo de criação, seja para uma casa, escola, praça, hospital, etc. 
_________

Esses pontos podem parecer simples, ou ás vezes complicado para vocês, porém na minha (pouca) experiência, vi o quanto são importantes, e a diferença que faz quando você domina eles ou não. Pode dar um trabalho inicial maior, porém facilitará no final, além de você desenvolver um projeto muito mais completo. Isso com certeza irá se destacar.

Espero que tenham gostado. Até o próximo.

Imagens usadas para as montagens: Chad McDonald.

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:


Bisou, Helo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...