Como ser mais produtivo na hora de projetar?



Quando estamos  na faculdade, com a correria do semestre, no mínimo mais 4 disciplinas junto com a de projeto arquitetônico, acabamos tendo em mente que se alcançarmos a nota mínima para passar está ótimo. Minha experiência nesses dois últimos semestres me fez refletir muito sobre isso. Existem diversos fatores que fazem com que sejamos improdutivos, e em alguns casos encontramos problemas familiares, emocionais, psicológicos, etc., e é normal passarmos por isso e não ter nenhuma força para conseguir extrair nosso melhor. Mas o problema é se contentar com isso. 

Minhas duas últimas disciplinas de projeto foram experiências péssimas, uma delas foi em relação com a faculdade, já a outra uma consequência da anterior e problemas pessoais (vou gravar um vídeo falando sobre). Em ambas eu não consegui entregar bons projetos, e por mais que senti aquele alívio ao ver que passei, fiquei mal pois sei que mesmo passando deixei muito a desejar, e isso me prejudica como futura profissional. Passei noites em claro, fins de semanas e feriados pesquisando e tentando desenvolver o projeto, porém não foi o suficiente. 

Como falei em outro post (O que fazer antes de começar um projeto arquitetônico/urbanístico), estou aproveitando as férias para poder estudar mais, e vou compartilhando tudo com vocês. Então, como podemos ser mais produtivos? O que podemos fazer para não ficarmos sobrecarregados? Como aproveitar melhor nosso tempo? Não podemos esquecer que quando estivermos formados, a responsabilidade será muito maior, teremos prazos também, e precisaremos ser muito produtivos. Por isso vamos ver algumas dicas que podem nos ajudar a desenvolver um projeto sem muito estresse.


Sim, pode parecer clichê, porém é fundamental. Planejar a forma com que você vai projetar te ajudará a ser mais produtivo. Listar os prazos de assessoramento, pré-entregas e entrega final é muito importante. Por exemplo, pense quanto tempo você demorou para desenvolver um layout, e se baseie nisso para saber quanto você vai precisar, e então se organize, liste quantas horas ou dias vai precisar para isso. Aproveite já para planejar até que dia vai ter as plantas prontas, se precisa montar uma apresentação, separa um dia para diagramar as pranchas e se organize para plotar pelo menos um dia antes (sim esse é o sonho de qualquer estudante, mas é preciso).
Distribua todo o projeto no tempo que você tem, estude o quantas horas vai precisar para cada etapa, e por favor tente não virar noites (isso vai te deixar menos produtivo).
________

Como falamos acima, divida seu projeto em etapas. Se você não dividir, acabará ficando sobrecarregado, sem criatividade, e querendo que acabe logo, mas vai acabar deixando para depois e tendo que ficar a última semana de entrega desesperado e correndo atrás do tempo.
Se você realmente gosta de arquitetura e urbanismo, você vai querer aproveitar ao máximo as disciplinas de projeto (como as outras) para estar  aprendendo. Por isso se você dividir em etapas conseguirá um melhor rendimento, além de poder ter um tempo para descansar e então seguir para outra etapa. Se você só tem a noite (depois da faculdade) para desenvolver o projeto, coloque um horário máximo, por exemplo se você chega as 22:30 em casa, fique até a 1h da manhã, e depois vá dormir. Ou se preferir acorde mais cedo (cada um conhece o horário que é mais produtivo). Mas não vire noites, por isso o planejamento falando anteriormente é necessário.
_________

É muito fácil perder o foco, tentar adiantar as etapas e acabar se perdendo e deixando tudo bagunçado. Defina um ambiente para estar desenvolvendo o projeto. Se você se perde na internet, então se programe para as etapas que você não precisará fazer pesquisas e deixe a internet desligada, e o celular também. 
Faça uma coisa por vez! Assim você correrá menos risco de esquecer algum detalhe importante da etapa que está sendo executada. Quando você define objetivos para cada etapa, fica mais fácil você analisar o que está faltando para conclui-la, e quando está pronto para avançar para próxima. Pequenos objetivos farão com que você alcance o objetivo principal: Desenvolver um bom projeto!
_______

Não adianta você seguir um sistema de alguém completamente diferente de você, cada um tem um jeito de criar. O que para mim pode ser produtivo, talvez não seja para você. Ou talvez você precisa seguir um sistema para conseguir se organizar, mas tente montar o seu. Se conhecer é a melhor forma de ser produtivo. As vezes você é melhor quando trabalha de noite, ou de manhã, ou até de madrugada. Talvez correr te ajude a se concentrar depois, ou até mesmo um banho. São coisas simples, porém se você se conhecer poderá se organizar muito melhor. Não existem regras. 

Espero que tenham gostado. Caso tenham alguma dica que funcionem para vocês deixem aqui no comentário! Até o próximo post ;)

Fonte fotos para montagem:

1.fnarquitetura.com.
2. multiad.com.br.
3. dc.clicrbs.com.br.
4. jrmcoaching.com.br.
5. focuslife.com.br.

Aproveite para nos acompanhar nas nossas redes sociais:


Bisou, Helo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...