Pular para o conteúdo principal

João Filgueiras Lima e conforto ambiental


Olá pessoal!

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Muito conhecido por se destacar em busca de soluções mais sustentáveis, desenvolvendo projetos criativos, inovadores e eficientes, utilizando da ventilação natural, iluminação natural, entre outras soluções que vemos em seus projetos.
Sua intenção era praticar uma arquitetura que refletisse o conforto ambiental, já que na faculdade pode aprender em disciplinas específicas sobre isso. Sua experiência com hospitais ajudou também. Foi onde percebeu que quanto mais abertos eles são, serão menos propícios à proliferação de germes. Então através dos recursos arquitetônicos foi possível torná-los em espaços agradáveis e menos suscetíveis à contaminação.
Uma das características de suas obras arquitetônicas é a busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Ele propôs alguns métodos e processos de pré fabricação de elementos construtivos inéditos no país, e mais tarde se tornando dono de uma fábrica de pré fabricados. Suas obras exploram a argamassa armada e o aço.




O grande destaque de sua produção arquitetônica são os hospitais da Rede Sarah, considerados verdadeiros exemplos de arquitetura bioclimática. Soube unir técnica e arte, função e sensibilidade. Edifícios construídos com base na industrialização, que utilizam recursos naturais através de soluções criativas e flexíveis, transformam-se em locais confortáveis, econômicos e agradáveis. 
Os sheds são elementos que caracterizam a sua arquitetura, estando presentes em todos os edifícios da Rede Sarah. Sua principal função é favorecer a ventilação e a iluminação naturais, e engana-se quem acredita que os desenhos dos sheds foram modificados aleatoriamente em cada novo edifício. As mudanças resultam de estudos de conforto ambiental que visam melhorar a eficiência desses dispositivos.



Seus projetos são únicos e cada um com um diferencial. Por isso a intenção aqui é fazer com que vocês fiquem curiosos e pesquisem mais sobre cada obra do Lelé, que é o que eu também vou fazer, pois sei que podemos aprender muito com ele.

Algumas de suas obras:

Residência RB © Joana França.
Residência RP © Joana França.
Memorial Darcy Ribeiro - Beijódromo © Joana França.
Associação Portuguesa de Brasília © Joana França.
Edifícios Morro Vermelho e Camargo Corrêa © Joana França.
Hospital Regional de Taguatinga © Joana França.
Hospital Sarah - Lago Norte © Joana França.
Hospital Sarah © Joana França
Unidade Sarah - Rio de Janeiro.
Referências:

Deixem seus comentários. Bisou. Helo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…