João Filgueiras Lima e conforto ambiental


Olá pessoal!

Hoje vamos aprender um pouquinho sobre o arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé. Muito conhecido por se destacar em busca de soluções mais sustentáveis, desenvolvendo projetos criativos, inovadores e eficientes, utilizando da ventilação natural, iluminação natural, entre outras soluções que vemos em seus projetos.
Sua intenção era praticar uma arquitetura que refletisse o conforto ambiental, já que na faculdade pode aprender em disciplinas específicas sobre isso. Sua experiência com hospitais ajudou também. Foi onde percebeu que quanto mais abertos eles são, serão menos propícios à proliferação de germes. Então através dos recursos arquitetônicos foi possível torná-los em espaços agradáveis e menos suscetíveis à contaminação.
Uma das características de suas obras arquitetônicas é a busca da racionalização e da industrialização da arquitetura. Ele propôs alguns métodos e processos de pré fabricação de elementos construtivos inéditos no país, e mais tarde se tornando dono de uma fábrica de pré fabricados. Suas obras exploram a argamassa armada e o aço.




O grande destaque de sua produção arquitetônica são os hospitais da Rede Sarah, considerados verdadeiros exemplos de arquitetura bioclimática. Soube unir técnica e arte, função e sensibilidade. Edifícios construídos com base na industrialização, que utilizam recursos naturais através de soluções criativas e flexíveis, transformam-se em locais confortáveis, econômicos e agradáveis. 
Os sheds são elementos que caracterizam a sua arquitetura, estando presentes em todos os edifícios da Rede Sarah. Sua principal função é favorecer a ventilação e a iluminação naturais, e engana-se quem acredita que os desenhos dos sheds foram modificados aleatoriamente em cada novo edifício. As mudanças resultam de estudos de conforto ambiental que visam melhorar a eficiência desses dispositivos.



Seus projetos são únicos e cada um com um diferencial. Por isso a intenção aqui é fazer com que vocês fiquem curiosos e pesquisem mais sobre cada obra do Lelé, que é o que eu também vou fazer, pois sei que podemos aprender muito com ele.

Algumas de suas obras:

Residência RB © Joana França.
Residência RP © Joana França.
Memorial Darcy Ribeiro - Beijódromo © Joana França.
Associação Portuguesa de Brasília © Joana França.
Edifícios Morro Vermelho e Camargo Corrêa © Joana França.
Hospital Regional de Taguatinga © Joana França.
Hospital Sarah - Lago Norte © Joana França.
Hospital Sarah © Joana França
Unidade Sarah - Rio de Janeiro.
Referências:

Deixem seus comentários. Bisou. Helo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...