Pular para o conteúdo principal

Caminhabilidade - conceito de Walkability


Olá pessoal, tudo bem?

Bom, para quem me acompanha sabe que no primeiro  semestre do ano (meu 4°período da faculdade), tive a disciplina de planejamento urbano e regional 1, onde pude aprender muito sobre o tema, sua história, representantes de cada época, e como está caminhando hoje o planejamento urbano. Sou apaixonada também por Psicologia Ambiental (tem post aqui), e pelo fato de meu marido cursar psicologia, isso tem se tornado um dos assuntos que mais temos pesquisado que une nossas futuras profissões (estamos estudando para fazer um artigo científico).

Hoje estava pesquisando um pouco mais sobre a relação do homem com a cidade em que vive, e encontrei um "novo" conceito que vem sendo aplicado o Walkability (traduzido como caminhabilidade). 
Walkability é o termo, em inglês, referente ao quanto uma área é apropriada para o caminhar; ele está relacionado à fluidez do deslocamento a pé, nas calçadas e nas travessias. Não existe um consenso sobre quais indicadores medem a walkability de uma determinada região, mas é possível destacar alguns pontos importantes como a conectividade das ruas, a presença de passeios adequados e a sensação de segurança. Fonte: urbe.me.
Ou seja é um conceito de mobilidade urbana que serve para avaliar se as pessoas tem facilidade ou não de se deslocarem a pé pela cidade. Quais a senso-percepção que elas terão durante os trajetos, e se o percurso que elas farão será agradável ou não, se se torna cansativo ou estimulante, etc. Tendo como objetivo fazer com que as ruas sejam mais propícias para as caminhadas, trazendo uma melhoria para a saúde pública da região. abrindo espaços para pedestres e ciclistas. 

E esse conceito já vem sendo aplicado no Brasil, tendo como exemplo a cidade de Jundiaí - SP,  que vem investindo em espaços para pedestres e ciclistas com o projeto Urbanismo Caminhável, a cidade de Rio de Janeiro - RJ, que viabilizou o passeio público na avenida Rio Branco, centro. A cidade de São Paulo - SP, que realizou uma ação na Vila Madalena, onde foi feita uma caminhada com moradores para ver diversos aspectos que fazem um bairro ser "bom" para o pedestre. Aqui em SC, temos a cidade Pedra Branca em Palhoça, que vem sendo exemplo para todo o país.

Passeio Pedra Branca - Foto: halocomunicacao. 
Primeiro Parklet Jundiaí. Foto: jundiaionline. 
Proposta Rua Siqueira, Jundiaí. Foto: urbanismocaminhavel.
Parklet São Paulo. Foto: urbenturismo.
Avenida Rio Brando, Rio de Janeiro. Foto: condominiosverdes.
Vocês conhecem outros exemplos no Brasil, já ouviu falar sobre Walkability ou Caminhabilidade? Deixem nos comentários para irmos debatendo mais sobre o assunto. Logo vou fazer também um post só sobre o projeto Urbanismo Caminhável de Jundiaí, SP, pois achei muito interessante!! Espero que tenham gostado do post de hoje.

Referências:


Bisous,


Comentários

  1. Entorno bosque favorece a caminhada... E DESCALÇO!... no nosso clima especialmente onde não falta de sol durante o ano, e andar de calça sobre pavimento aquecido pelo sol é na verdade um suplício...
    Por isso que essa foto não parece ter sido tirada no Brasil mas porém é usada como ...exemplo?
    Sempre me pergunto "O qué se passa pela cabeça dos paisagistas ou urbanistas ou planejadores urbanos...arquitetos... engenheiros sociais?! ... que não curvam a terra da sua mente plana com sempre o mesmo clima... e 21°CELSIUUUUS! .a temperatura interna de todas as plantas...

    é a temperatura censurada desde 2008 pela mídia... (industrias de climatização de interiores? ... com certeza lucram com o aquecimento .. equanto aquecem o cllima milhões de motores de carro acessos nas estradas das cidades? Dados ocultos ao cidadão comum....)

    E a mágica convivencia social e natural que teriamos na cidades no brasil...inventemos, com rios, canais em vez de tanta rodovia... uma nova veneza sulamericana arvorizada com crescimento vertical, metrô, hidrovias, trens e rodoviaspara carro e ESTACIONAMENTO COLETIVO EM PREDIOS, e abolição do estaciuonamento privado... integração do estacionamento com casas com ciclovias em parques de convivencia, esporte, cultura... resgatando a FELIZ-CIDADE que nossa inteligência e sensibildiade merece... mas será que o ser humano merece?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…