Pular para o conteúdo principal

Arquitetura Efêmera - Coachella 2016

Anualmente  acontece em Coachella Valley na Califórnia o festival de música e arte Coachella,  que tem a duração de três dias. O festival conta com diversos palcos e instalações arquitetônicas em meio a um entorno desértico. 
Hoje vamos conhecer um pouco sobre algumas das instalações arquitetônicas de 2016. Para quem curte arquitetura efêmera, vale a pena aprofundar mais nessas instalações!

ARMPIT - KATRÍNA NEIBURGA & ANDRIS EGLÍTIS



Essa instalação fez parte da Bienal de Veneza 2015, e foi recriada com algumas melhorias específicas para o Coachella Valley Music and Arts Festival. Sua estrutura se baseia em uma casa na árvore. Oferece uma atmosfera e uma experiência direta, estimulando a imaginação através de conexões inesperadas entre o espaço e situação.
Mais informações: http://www.armpit.lv/

KATRINA CHAIRS - ALEX ARRECHEA'S WORK



O artista cubano Alex Arrechea imagina uma estrutura que eleva a comunidade do perigo e incentiva um diálogo sobre o propósito e as possibilidades de espaço e design. Foram construídas quatro chairs (cadeiras) com vigas em I em aço, revestidas com madeira compensada. As instalações criam um ambiente surreal que comunicam uma história e oferecem abrigo do sol.
Mais informações: www.alexandrearrechea.com 

PORTALS - PHILLIP K SMITH III'S WORK



Sua nova instalação, Portals, combina ideias de Lucid Stead  e duas séries, “Lightworks” e“Light + Shadow", que foram recentemente exibidas no Royale Projects  em Los Angeles. O pavilhão totalmente branco consiste em um anel de 25 metros de diâmetro, com paredes externas conformadas por colunas de aço inoxidável espelhado com angulação voltada para o centro, refletindo um panorama fraturado do céu e da multidão no festival.
Mais informações: http://pks3.com/

THE TOWER OF TWELVE STORIES - JIMENEZ LAI'S WORK



Jimenez Lai  vageia sem medo e chega em algum lugar entre a arquitetura e a arte dos quadrinhos. A "Torre de Doze Pavimentos" [Tower of Twelve Stories] é essencialmente um modelo em escala real, uma estrutura de 15 metros de altura aberta de cima a baixo para expor a ação que acontece em seu interior. Seus módulos se unem não em cubos perfeitos, mas em espaços de diferentes formas, quase como ocorre nos quadrinhos. A instalação ganha vida à noite com design de iluminação embutida dramática e imagens projetadas.

BESAME MUCHO - WORK BY R & R STUDIOS



Besame mucho, é um sentimento corajosamente íntimo e descontroladamente emocionante. Para os artistas Roberto Behar e Rosario Marquardt, que trabalham de forma colaborativa, como R & R Studios em Miami, a instalação é um gesto oportuno para Califórnia. Os artistas associam a Califórnia com liberdade. Inspirado pelo letreiro de Hollywood icônico de L. A., eles criaram Bésame Mucho na linguagem universal do flower power - 100.000 flores de seda em um tom morno predominante de vermelhos, amarelos e laranjas. Eles querem criar espaços de esforço e prazer público, onde há empatia, otimismo e união.
Mais informações:  www.rr-studios.com

RAICES CULTURA - WORK BY RAICES CULTURA


Raices cultura foi fundada por um grupo jovem enérgico e dinâmico de líderes comunitários em 2004. Sua missão é criar espaços para a expressão artística e cultural, promover comunidades saudáveis, e fortalecer a voz do Coachella Valley Oriental.
Mais informações: http://www.raicesdelvalle.org/

DO LAB STAGE - DO LAB



A famosa produtora de eventos de Los Angeles, Do LaB, é pioneira em festivais culturais na América e a idealizadora do oásis do Coachella, a instalação Do Lab Stage. Além de reunir grandes bandas, realizar belas instalações artísticas e atrair milhares de participantes todos os anos, a Do LaB é também conhecida por realizar seus festivais de música interativa, entre eles Lightning in a Bottle, Woogie Weekend e Dirtybird Campout.
Mais informações: http://thedolab.com/

O que acharam das instalações? Minha preferida foi a Do Lab!

Referências: 

Bisous,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…