Pular para o conteúdo principal

Sou Designer de Interiores!

Olá pessoal! Hoje é dia do designer de interiores, e eu tenho muito orgulho de ser uma. Esse ano fez 5 anos em que me formei, e hoje vim falar um pouquinho para vocês o que eu acho dessa profissão.

Tudo começou quando me formei em 2008 no Ensino Médio, e então sonhava em fazer jornalismo, porém por alguns motivos decidi esperar meio semestre para ver se realmente era isso que queria. Nesse tempo comecei a pesquisar cursos técnicos para ver se valeria apena eu fazer um curso de menos duração antes de decidir qual profissão queria seguir. Não me lembro como foi que encontrei, mas vi que tinha um curso Técnico de Design de Interiores no IBDI que iria abrir turmas em agosto de 2009 e que era um curso presencial de segunda à sexta, durante 1 ano. Fiquei interessada, mesmo sem ter mínima ideia do que um designer de interiores fazia, e então super rápido decidi que iria fazer o curso para ver se gostava da área.
Me lembro do primeiro dia de aula, tinha muitos alunos, teve que dividir em duas salas, e então começaram as apresentações, me sentia perdida no meio da turma, mas logo já me enturmei e se iniciou uma nova fase na minha vida. Um universo criativo, cheio de ideias, opções, coisas que eu nem imaginava que existia.
Fomos conhecendo as matérias, professores, e nossa como sou grata por cada professor que tive, até hoje tenho contato com alguns deles, que estão sempre dispostos a ajudar no que precise (O Heron, um dos meus favoritos hoje me dá aula na faculdade de arquitetura). Quando vi já estava apaixonada por essa profissão, por esse novo mundo.
Me formei em 2010, com muita alegria, e com os melhores colegas. Foi uma noite de muita festa.
Acabei não trabalhando na área assim que me formei, mas em 2012/1013 comecei a fazer projeto de interiores. Hoje trabalho com o blog e também faço projetos de interiores residenciais e comerciais. E para ampliar mais minha profissão estou cursando arquitetura e urbanismo.

Na loja Spengler Decor.
         Bom, o que posso falar sobre a profissão é que ela é encantadora. Te oferece milhares de opções. É muito bom você poder realizar sonhos, ou pelo menos ajudar eles a se realizarem. Como falei tive ótimos professores, o que faz toda diferença. Você não precisa ser expert em desenho, ou conhecer tudo de materiais, mas tem que ter interesse, aprender um pouco de tudo, para então se dedicar com o que você mais se identificou.
O mercado de trabalho é amplo, mas também concorrido. Tudo vai depender das oportunidades e de você, como em qualquer profissão.
Você pode ter seu próprio escritório, trabalhar em lojas de móveis, decoração, revestimentos, marcenarias, empresas de paisagismo, etc.

Tem muito o que falar dessa profissão. Se você tem alguma dúvida, deixe nos comentários que faço outro post respondendo.

Bisous,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…