Visita Técnica - Seminário Sagrado Coração de Jesus, Corupá, SC


No último sábado (26 de setembro), fizemos uma viagem para Corupá aqui em SC. Nosso destino era o Seminário Sagrado Coração de Jesus que tem mais de 80 anos de história. Um lugar lindo, com uma arquitetura e paisagismo admirável. A visita foi organizada pelo professor Norberto Lopes juntamente com a turma do 9° período de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis, como algumas vagas ficaram abertas, eu e mais 4 amigos do 3° período fomos juntos. 

Sobre o Seminário:
O Seminário de Corupá surgiu quando a Escola Apostólica de Brusque (fundada em 1924), não comportava mais tantos pedidos de admissão, pois tinha capacidade para somente 30 seminaristas. Sendo assim, pensaram em aumentar a construção, mas não foi possível por alguns fatores. Então a comunidade católica de Hansa Humbold (atual corupá), ofertaram o novo terreno para a construção do Seminário, em troca teriam a assistência sacerdotal.
O padre Jacó Gabriel Lux, um competente construtor, foi incumbido pelo padre Pedro Storms, de projetar e executar a nova obra. Os fundos para financiar a obra, foi arrecadado pelo padre Pascoal Lacroix com a população de São Paulo e Rio de Janeiro.
As obras iniciaram em 1929, e não por recursos financeiros não foi concluída até o dia da sua inauguração em 1932, ficando incompleta sua fachada até ter recursos para dar continuidade. Os tijolos à vista também não eram para ficar aparentes, mas também devido a recursos financeiros ficou assim, e com o tempo foi agradando a população, e foi decidido mantê-los dessa forma.
No ano de 1953 deu-se início a construção de um novo espaço, com um estilo diferente (greco-romano) da construção já existente (gótico- romano). A capela foi construída pelo padre Antônio Enchelmeyer, que foi o responsável também pela construção do salão de teatro.
Mais tarde foi-se construído os demais ambientes, como campos e quadras de esporte, salão de jogos (1970). O espaço que abriga as salas de aula, dormitórios dos seminaristas, refeitório e dependências da cozinha foi a último a ser construído, e pensa-se em futuramente torná-lo um lugar para hospedagem.
Chegando lá tivemos uma visita guiada pelo Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner (que funciona desde 1933). Nesse momento conhecemos a história do museu, logo após a exposição de taxidermia, e por fim uma última exposição sobre desfile "Desfile de memórias: 07 de setembro - 1970-1985".
Em seguida fomos conhecer a belíssima Capela, que tem missas aos domingos as 10h, e realiza outros eventos agendados. Depois fomos até o teatro, e então almoçar no restaurante que funciona também no Seminário. 
Após o almoço fomos apreciar os jardins e aproveitar para registrar mais alguns momentos naquele lugar incrível. Apesar de o dia estar nublado, conhecer o local foi maravilhoso.
Uma curiosidade é que quando se chega ao local nos deparamos com a fachada mais nova, e não a primeira a ser construída. Isso acontece pois quando iniciaram as construções pensava-se que a cidade cresceria para a frente de onde foi implantado o Seminário. Mas isso não aconteceu, por isso o acesso principal se dá a fachada mais nova.

Veja algumas fotos:







Museu.

Exposição Taxidermia.

Exposição sete de setembro.


Teto Capela.
Desenho original da Fachada.




Contraste.






Incrível né? É um ótimo local para passar um dia em família ou com amigos!

Imagens: Acervo pessoal.

Bisous,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...