Pular para o conteúdo principal

Visita Técnica - Seminário Sagrado Coração de Jesus, Corupá, SC


No último sábado (26 de setembro), fizemos uma viagem para Corupá aqui em SC. Nosso destino era o Seminário Sagrado Coração de Jesus que tem mais de 80 anos de história. Um lugar lindo, com uma arquitetura e paisagismo admirável. A visita foi organizada pelo professor Norberto Lopes juntamente com a turma do 9° período de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Avantis, como algumas vagas ficaram abertas, eu e mais 4 amigos do 3° período fomos juntos. 

Sobre o Seminário:
O Seminário de Corupá surgiu quando a Escola Apostólica de Brusque (fundada em 1924), não comportava mais tantos pedidos de admissão, pois tinha capacidade para somente 30 seminaristas. Sendo assim, pensaram em aumentar a construção, mas não foi possível por alguns fatores. Então a comunidade católica de Hansa Humbold (atual corupá), ofertaram o novo terreno para a construção do Seminário, em troca teriam a assistência sacerdotal.
O padre Jacó Gabriel Lux, um competente construtor, foi incumbido pelo padre Pedro Storms, de projetar e executar a nova obra. Os fundos para financiar a obra, foi arrecadado pelo padre Pascoal Lacroix com a população de São Paulo e Rio de Janeiro.
As obras iniciaram em 1929, e não por recursos financeiros não foi concluída até o dia da sua inauguração em 1932, ficando incompleta sua fachada até ter recursos para dar continuidade. Os tijolos à vista também não eram para ficar aparentes, mas também devido a recursos financeiros ficou assim, e com o tempo foi agradando a população, e foi decidido mantê-los dessa forma.
No ano de 1953 deu-se início a construção de um novo espaço, com um estilo diferente (greco-romano) da construção já existente (gótico- romano). A capela foi construída pelo padre Antônio Enchelmeyer, que foi o responsável também pela construção do salão de teatro.
Mais tarde foi-se construído os demais ambientes, como campos e quadras de esporte, salão de jogos (1970). O espaço que abriga as salas de aula, dormitórios dos seminaristas, refeitório e dependências da cozinha foi a último a ser construído, e pensa-se em futuramente torná-lo um lugar para hospedagem.
Chegando lá tivemos uma visita guiada pelo Museu Irmão Luiz Godofredo Gartner (que funciona desde 1933). Nesse momento conhecemos a história do museu, logo após a exposição de taxidermia, e por fim uma última exposição sobre desfile "Desfile de memórias: 07 de setembro - 1970-1985".
Em seguida fomos conhecer a belíssima Capela, que tem missas aos domingos as 10h, e realiza outros eventos agendados. Depois fomos até o teatro, e então almoçar no restaurante que funciona também no Seminário. 
Após o almoço fomos apreciar os jardins e aproveitar para registrar mais alguns momentos naquele lugar incrível. Apesar de o dia estar nublado, conhecer o local foi maravilhoso.
Uma curiosidade é que quando se chega ao local nos deparamos com a fachada mais nova, e não a primeira a ser construída. Isso acontece pois quando iniciaram as construções pensava-se que a cidade cresceria para a frente de onde foi implantado o Seminário. Mas isso não aconteceu, por isso o acesso principal se dá a fachada mais nova.

Veja algumas fotos:







Museu.

Exposição Taxidermia.

Exposição sete de setembro.


Teto Capela.
Desenho original da Fachada.




Contraste.






Incrível né? É um ótimo local para passar um dia em família ou com amigos!

Imagens: Acervo pessoal.

Bisous,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…