Ícone da arquitetura moderna - Rio de Janeiro inaugura revitalização do conjunto Pedregulho


O governador Luiz Fernando Pezão entregou, nesta sexta-feira (11/09), as obras de restauração do Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes, o Pedregulho, em São Cristóvão, ícone da arquitetura brasileira, inaugurado em 1950. O governo investiu R$ 46 milhões na reforma do condomínio.

A Secretaria de Habitação, por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), executou as obras de reforma do condomínio, que possui 328 apartamentos divididos por três blocos. O canteiro de obras contou com uma oficina de restauro de brises-soleils (quebra-sol) de madeira das fachadas e ainda incluiu a fabricação dos cobogós – esquadrias vazadas que permitem maior ventilação e luminosidade nas partes comuns do prédio. A intervenção no Pedregulho faz parte do programa De Cara Nova, que já reformou 129 conjuntos habitacionais no estado, beneficiando 80 mil famílias, que somam 400 mil pessoas.

– É muito importante reformar esse conjunto por dar dignidade aos moradores e ao mesmo tempo cuidar do nosso patrimônio arquitetônico. Fico feliz em ver o resultado desse restauro e perceber o cuidado que tiveram com os detalhes – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, durante a inauguração das obras.

Ícone da arquitetura



Considerado um ícone da arquitetura moderna brasileira, o conjunto foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com planejamento paisagístico de Roberto Burle Marx e painéis de Cândido Portinari. Por seu valor arquitetônico, o Pedregulho recebe a visita de cerca de 12 mil pessoas por ano, a maioria estudantes de arquitetura brasileiros e estrangeiros.

– O conjunto estava com problemas estruturais e, por sua importância arquitetônica, demandou um processo de recuperação muito delicado e também uma obra de grande magnitude. Por isso, essa restauração é um sonho que se torna realidade. O Pedregulho é um tesouro do Rio que tem um papel importante para a arquitetura brasileira. É um lugar especial, que já até serviu de cenário para a gravação de dezenas de filmes ao longo dos anos. O resgate desse patrimônio não é importante apenas para os moradores, mas para todo o Rio de Janeiro – disse o secretário de Habitação, Bernardo Rossi.

Moradores comemoram modernização



Há 29 anos morando no condomínio Pedregulho, a auxiliar de cozinha Adelina Queiroz, de 57 anos, não escondia a satisfação com o resultado da reforma.
– A revitalização é um presente para nós. O conjunto estava deteriorado, com muitos vazamentos, infiltrações e rachaduras, e corria até o risco de ser interditado. Agora dá até orgulho de dizer que moro aqui – disse Adelina.

Já a aposentada Josefa Prado, de 73 anos, destacou que a recuperação estrutural do edifício serve de incentivo para que os moradores cuidem e valorizem também a área interna dos apartamentos.

– Ficou tudo tão bonito que as pessoas ficam com vontade de reformar e decorar também o interior dos apartamentos. É um estimulo para a gente manter tudo arrumadinho e organizado. Estou muito feliz com o resultado – disse Josefa, que há 45 anos ocupa um apartamento de dois quartos no condomínio.

Inaugurado em 1950, o Pedregulho fez parte de um grande projeto habitacional da época em que o Rio ainda era capital do Brasil. Ocupado, originalmente, por funcionários públicos federais, o edifício contava com serviços cotidianos como saúde, educação e lavanderia mecanizada que, a partir da década de 1970, foram sendo paulatinamente desativados.

Com 252 metros de extensão, o condomínio é protegido pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e está em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Mais imagens: 

Antes da restauração.









Fonte Texto: RIO DE JANEIRO. Governo do. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2568596>. Acesso em: 15 set. 2015.

Fonte Imagens: UOL. Notícias. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/album/2015/06/03/restauracao-do-edificio-pedregulho-no-rio.htm#fotoNav=1>. Acesso em: 15 set. 2015.

Bisous,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...