Pular para o conteúdo principal

Ícone da arquitetura moderna - Rio de Janeiro inaugura revitalização do conjunto Pedregulho


O governador Luiz Fernando Pezão entregou, nesta sexta-feira (11/09), as obras de restauração do Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes, o Pedregulho, em São Cristóvão, ícone da arquitetura brasileira, inaugurado em 1950. O governo investiu R$ 46 milhões na reforma do condomínio.

A Secretaria de Habitação, por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), executou as obras de reforma do condomínio, que possui 328 apartamentos divididos por três blocos. O canteiro de obras contou com uma oficina de restauro de brises-soleils (quebra-sol) de madeira das fachadas e ainda incluiu a fabricação dos cobogós – esquadrias vazadas que permitem maior ventilação e luminosidade nas partes comuns do prédio. A intervenção no Pedregulho faz parte do programa De Cara Nova, que já reformou 129 conjuntos habitacionais no estado, beneficiando 80 mil famílias, que somam 400 mil pessoas.

– É muito importante reformar esse conjunto por dar dignidade aos moradores e ao mesmo tempo cuidar do nosso patrimônio arquitetônico. Fico feliz em ver o resultado desse restauro e perceber o cuidado que tiveram com os detalhes – afirmou o governador Luiz Fernando Pezão, durante a inauguração das obras.

Ícone da arquitetura



Considerado um ícone da arquitetura moderna brasileira, o conjunto foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com planejamento paisagístico de Roberto Burle Marx e painéis de Cândido Portinari. Por seu valor arquitetônico, o Pedregulho recebe a visita de cerca de 12 mil pessoas por ano, a maioria estudantes de arquitetura brasileiros e estrangeiros.

– O conjunto estava com problemas estruturais e, por sua importância arquitetônica, demandou um processo de recuperação muito delicado e também uma obra de grande magnitude. Por isso, essa restauração é um sonho que se torna realidade. O Pedregulho é um tesouro do Rio que tem um papel importante para a arquitetura brasileira. É um lugar especial, que já até serviu de cenário para a gravação de dezenas de filmes ao longo dos anos. O resgate desse patrimônio não é importante apenas para os moradores, mas para todo o Rio de Janeiro – disse o secretário de Habitação, Bernardo Rossi.

Moradores comemoram modernização



Há 29 anos morando no condomínio Pedregulho, a auxiliar de cozinha Adelina Queiroz, de 57 anos, não escondia a satisfação com o resultado da reforma.
– A revitalização é um presente para nós. O conjunto estava deteriorado, com muitos vazamentos, infiltrações e rachaduras, e corria até o risco de ser interditado. Agora dá até orgulho de dizer que moro aqui – disse Adelina.

Já a aposentada Josefa Prado, de 73 anos, destacou que a recuperação estrutural do edifício serve de incentivo para que os moradores cuidem e valorizem também a área interna dos apartamentos.

– Ficou tudo tão bonito que as pessoas ficam com vontade de reformar e decorar também o interior dos apartamentos. É um estimulo para a gente manter tudo arrumadinho e organizado. Estou muito feliz com o resultado – disse Josefa, que há 45 anos ocupa um apartamento de dois quartos no condomínio.

Inaugurado em 1950, o Pedregulho fez parte de um grande projeto habitacional da época em que o Rio ainda era capital do Brasil. Ocupado, originalmente, por funcionários públicos federais, o edifício contava com serviços cotidianos como saúde, educação e lavanderia mecanizada que, a partir da década de 1970, foram sendo paulatinamente desativados.

Com 252 metros de extensão, o condomínio é protegido pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e está em processo de tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Mais imagens: 

Antes da restauração.









Fonte Texto: RIO DE JANEIRO. Governo do. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/imprensa/exibeconteudo?article-id=2568596>. Acesso em: 15 set. 2015.

Fonte Imagens: UOL. Notícias. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/album/2015/06/03/restauracao-do-edificio-pedregulho-no-rio.htm#fotoNav=1>. Acesso em: 15 set. 2015.

Bisous,

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…