Tapetes - tipos, dicas e curiosidades

Tapete sempre é bem vindo na decoração de um ambiente, e existem vários tipos e formas de utilizar ele! No post de hoje iremos conhecer mais sobres os formatos, tecidos outras curiosidades. Fazer a escolha correta do tapete irá complementar e valorizar muito o ambiente.

Os tapetes funcionam como isolantes térmicos, suavizam a queda de objetos, protege pisos contra riscos,  e até mesmo server para esconder algum defeito no piso que você não queira deixar aparente. Ele também é uma ótima opção para delimitar espaços, além de ser portátil, com isso você pode mudar de ambiente ou até mesmo de casa com facilidade.

Existem três formatos básicos de tapetes, você até pode encontrar de outros formatos, mas, provavelmente vai ser sob-medida.

RETANGULAR


Um dos mais utilizados. Cai bem em todos ambientes e serve como moldura para delimitar o espaço.

QUADRADO


Utilizados em salas de jantar, estar, sempre é uma boa opção. Não precisa cobrir todo o espaço, e fica ótimo em espaços pequenos. Também tem a opção de unir dois tapetes retangulares tornando um só.

REDONDO


Ótimo para hall de entrada, quartos infantis, salas com um ar mais despojado e dinâmica.

Existem também alguns mateiras que são feitos os tapetes, e os mais conhecidos são:


1. PopipropilenoO Polipropileno é uma fibra sintética de filamento contínuo, por isso não solta fibras. Sua superfície é Antimicrobial (desde de que a manutenção e a limpeza do tapete seja feita de maneira correta e eficaz) e altamente resistente a manchas químicas. Não propaga fogo, sendo Auto Extinguível. 

2. Lã OvinaA lã para tapete é mais áspera e normalmente mais comprida que a lã para adorno. As lãs finas usadas para vestuário têm cerca de 4 a 7,5 centímetros de comprimento; as fibras extremamente rugosas podem chegar a medir 35,5 centímetros. Possui toque macio.

3. Sisal - resistente e de alta durabilidade. Muito versátil, e usado em áreas de trafego intenso.

4. Couro bonivo - Hipoalérgico. Traz praticidade, sofisticação, conforto e durabilidade. 

5. AlgodãoO Algodão é uma fibra natural de filamento fiado, por isso pode haver desprendimento de fibras. O que diminui com o uso frequente do aspirador de pó. Não é Antimicrobial, pois sendo fibra natural, favorece a proliferação de microorganismo. Pode ocorrer o desbotamento da fibra, caso haja tingimento. É mais usado em ambientes de decoração rústica ou casa de praia.

Algumas dicas:
  • Altere o posicionamento do tapete algumas vezes, assim não irá desgastar continuamente em uma só área;
  • Em salas de jantar não utilize tapetes de pelos médios ou longos, pois acumula mais sujeira e também os pés dos móveis podem se enroscar.
  • Se tiver crianças ou animais em casa, higienize os tapetes de 30 em 30 dias, caso contrário pode ser de 60 em 60 dias;
  • Aspire ele no mínimo duas vezes na semana, para que não acumule poeira e outras sujeiras;
  • Não utilize produtos químicos sem saber se pode ser aplicado no material do seu tapete, isso poderá causar manchar e desgastes no tapete. Opte por detergente neutro e água.
Gostou das informações? Ficou com algumas dúvidas, deixe nos comentários!! 

Bisous, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...