Pular para o conteúdo principal

Ponte Helix Bridge - Cingapura


A Ponte Helix projetada por Cox Rayner Arquitetos é uma das poucas pontes do mundo a ser nomeada após a conclusão da sua estrutura. Além da singularidade da estrutura e forma, ela foi projetada para responder à abertura de um porto interno em que grande parte da cidade está agora focada. Com obras iniciadas em 2008, localiza-se em Marina Bay (baía Marina), na foz do rio Cingapura. Demorou 2 anos para ser concluída e teve duas datas de inauguração, uma parcial em abril de 2010 e o funcionamento total em junho do mesmo ano.
Ela é a única no mundo, em sua arquitetura e engenharia, a usar uma estrutura de aço inoxidável em formato de dupla espiral, lembrando a estrutura de um DNA. Também vencedora da categoria “Melhor Edificação de Mobilidade Urbana do Mundo 2010” do prestigiado World Architecture Festival Awards (WAF Awards).
A arquitetura da ponte associada à estrutura do DNA traz consigo vários significados como renovação, crescimento, continuidade da vida e abundância eterna. Foi inspirada também no símbolo Yin e Yang da cultura asiática para trazer saúde, felicidade e prosperidade à Marina Bay.
Ela é a maior ponte para pedestres de Cingapura, tem 280m de comprimento, 2,4km de tubos de aço inoxidável em formato helicoidal e foi construída a 8,8m do nível do rio. Pesa cerca de 1.700 toneladas e suporta até 16.000 pessoas ao mesmo tempo.

Os engenheiro da Arup estudaram e escolherem a forma helicoidal ou a dupla espiral na confecção da ponte, pois perceberam que assim utilizariam cinco vezes menos o aço utilizado numa ponte convencional. Isso economizou milhões de dólares em custos de construção, sendo que o custo total da ponte ficou em aproximadamente U$68 milhões. 
Os tubos de aço inoxidável usados na Ponte Helix são segmentados e curvados, porém  quando montados dão a forma contínua helicoidal de 280m de comprimento. Essa conquista foi o resultado de um processo de modelagem por computador em 3D altamente sofisticado, através do qual as proporções e as ligações foram progressivamente refinadas. Para destacar o formato da estrutura, a iluminação LED foi incorporada ao longo de ambas as espirais, e na iluminação do solo, incorporada para destacar a combinação de segmentos da cobertura de vidro e aço perfurado.


A estrutura tubular helicoidal inferior suporta uma cobertura feita de painéis de vidro segmentados e malha de aço perfurado para oferecer sombra aos pedestres e permitir visões da baía através dos vãos deixados na cobertura. Mais cinco varandas com arquitetura inspirada nos elementos – terra, metal, água, madeira e fogo, se projetam para fora da ponte em lugares estrategicamente calculados para que os pedestres possam descansar ou ter a mais inigualável e privilegiada visão do horizonte de Cingapura e dos eventos e atrações de Marina Bay.

Materiais utilizados: 650 toneladas de aço duplo inoxidável, 1.000 toneladas de aço carbono, Vidro segmentado, Malha de aço perfurado, Leds Talexx.

Curiosidade: À noite, pares de botões verde e vermelho cujas letras são “c” e “g” ou “a” e “t, e que representam as moléculas base do DNA: citosina, guanina, adenina e timina, levantam e acendem no chão, criando um ambiente lúdico e alegre.

Confirma mais fotos:









Gostaram de conhecer a Ponte Helix Bridge? Abaixo tem um vídeo que mostra um pouquinho mais sobre ela!!



Referências:
http://www.intacta.com.br/
http://wwwo.metalica.com.br/
http://www.institutobramante.com.br/
http://www.guiadecingapura.com/
Google imagens.

Bisous, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…