Pular para o conteúdo principal

Expo Milão 2015


Expo Milão 2015 é a Exposição Universal em Milão que iniciou no dia 1º de maio de 2015 e irá até o dia 31 de outubro de 2015.
É o maior acontecimento, até hoje realizado, sobre comida e nutrição. Durante 6 meses, Milão será palco de um confronto de ideias e soluções acerca do tema Alimentar o planeta, energia para a vida, estimulando a criatividade de todos os países participantes e promovendo a inovação para um futuro sustentável.
Expo Milão 2015 é um evento para refletir e buscar uma solução para a contradição entre os 870 milhões de pessoas que passam fome, os 2,8 milhões de pessoas que morrem em função de problemas de saúde causados por excesso de comida ou má alimentação e 1,3 bilhão de tonelada de comida que é desperdiçada todos os anos.
Durante todo o evento, os pavilhões expositivos e a cidade de Milão contarão com eventos artísticos, musicais, espetáculos, laboratórios criativos e mostras culturais.

O local de exposições se localiza na área metropolitana de Milão, lá se encontra pavilhões de 145 países participantes. Mas, o destaque não é somente para a alimentação, e sim também técnicas de produção com foco em inovação e sustentabilidade. Com isso, arquitetos e chefs renomados se esforçaram ao máximo para mostrar o melhor do seu país.

Fizeram um concurso para escolher o pavilhão do Brasil, e teve mais de 40 propostas de projeto (confira aqui), entre elas foram escolhidas 1°,2° e 3° lugar, mais 4 menções honrosas (confira aqui). O blog ARCHLIFE selecionou 4 das propostas que mais nos conquistou para mostrar para vocês. Vamos conferir?

Proposta - Lompreta Nolte Arquitetos


A nossa proposta para o pavilhão apresenta o país como um grande mosaico da sua potencialidade e diversidade de produção de alimentos. A riqueza natural potencializada pela tecnologia forma a mensagem do pavilhão.


O pavilhão é projetado como edificação temporária com estrutura em vigas de madeira laminada colada, pré-fabricadas, e encaixe de 3300 módulos, que após funcionamento do pavilhão na Expo podem ser retirados e encaminhados para novos usos.

Mais informações  AQUI.

Proposta - figueroa.arq


O PAVILHÃO foi pensado para poder gerar um ciclo virtuoso através da Aquaponia, uma forma sustentável de cultivo orgânico que extrai os melhores atributos da hidroponia e da piscicultura. Peixes e plantas são cultivados dentro de um mesmo circuito e trabalham de forma simbiótica. Os peixes são alimentados e geram amônia em seus resíduos. Bactérias presentes no tanque dos peixes e na cama de cultivo convertem essa amônia nitrito e depois em nitrato, um fertilizante que alimenta as plantas. Essa água rica em nutrientes irriga a cama de cultivo de plantas onde é filtrada e aerada antes de retornar ao tanque dos peixes. A filtragem é feita pelas plantas e seu substrato, a aeração através de uma bomba alimentada por energia solar.

Mais informações AQUI.

Proposta - ATRIA ARQUITETOS


SEGUNDO LUGAR - Possui identidade forte e marcante obtida por meio da utilização de velames translúcidos com nylon trançado reciclado como vedações laterais. A arquitetura cinética, ativada pelos ventos, cria um efeito de grande atratividade e interesse, transformando um sólido geométrico em um volume diáfano.

Mais informações AQUI.

VENCEDOR - Studio Arthur Casas


O Brasil já se distribui em rede. Não é à toa que nossa rede hidrográfica é a maior do mundo. Seja nas ousadas Cosmococas de Hélio Oiticica, nas delirantes instalações de Ernesto Neto ou no balanço marítimo de Dorival Caymmi, a rede marca forte presença na iconografia cultural brasileira. O potencial contido em sua lógica impulsionará ainda mais a agricultura e as artes nacionais nos próximos anos: quanto mais pessoas se conectarem e distribuírem, mais energia — e, logo, crescimento — haverá. Essa total conectividade é o futuro desejado pelo Brasil. 



Mais informações AQUI.

Então, qual você mais gostou? O vendedor eu considero super merecido, amei a proposta e fico morrendo de vontade de caminhar, pular, correr nessa rede, quem sabe até outubro eu consiga ir ;) !!!!

REFERÊNCIAS:
http://oglobo.globo.com/estilo/boa-viagem/expo-2015-mobiliza-milao-na-italia-com-seis-meses-de-programacao-cultural-intensa-15631684#ixzz3Zf4yOIxm 
http://www.oguiademilao.com/

http://www.iabdfconcursos.com.br/
http://www.expo2015.org/it/partecipanti
https://www.facebook.com/studioarthurcasas
http://www.archdaily.com.br/

Bisous,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…