Pular para o conteúdo principal

Design para todos - em favor da acessibilidade


Cada dia mais pessoas com mobilidade reduzida tem conseguido ganhar seu espaço, e não um espaço com aparência de hospital, adaptado para o usuário, e sim um ambiente acessível e todo planejado para ele, de uma forma que todos possam desfrutar desse ambiente, sem constrangimentos. Isso podemos chamar de "design para todos". E vale lembrar que em questão de custo, quando um ambiente é planejado desde o início para ser acessível vai sair bem mais em conta do que se futuramente ter que fazer uma reforma.
Algumas dicas são essenciais e com elas você pode planejar um ambiente aconchegante e funcional, onde o usuário com deficiência não terá que ficar pedindo ajuda para alguém, ele poderá fazer o que quiser e quando quiser!
Uma das dicas é você procurar um profissional (design de interiores) para te auxiliar nesse projeto, onde ele poderá lhe mostrar as melhores soluções para cada ambiente, e fazer um melhor aproveitamento do espaço.


Criei uma lista com vários pontos importantes para se pensar na hora de planejar esse espaço:
  • Móveis com cantos arredondados - reduziram impactos em caso de choques;
  • Tomadas com altura de 40 cm do chão - ajudam no uso de eletros;
  • Janelas com peitoril de 70 cm;
  • Tapetes embutidos - diminui o risco de tropeçar;
  • Sofás sem um dos braços - ajuda na hora de se mover da cadeira de rodas para o sofá;
  • Rodapés mais altos - ajuda a não bater os pés na parede;
  • Mesas com um pouco mais de 73cm de altura - facilita na hora de encaixar a cadeira de rodas;
  • Porta deslizante com trilho fixado no teto - assim o chão fica livre;
  • Corredores largos, e com barras de apoio;
  • Paredes com cores diferentes do piso;
  • Camas com +ou- 46 cm de altura - ajudam a se mover da cadeira de rodas para a cama;
  • Alavanca na descarga do banheiro - facilita o uso;
  • Espelhos com inclinação de 10° permitem que cadeirantes possam visualizar todo seu corpo;
  • Roupeiros com porta de correr e com cabideiro que tenha puxador;
  • Posicionar eletrodomésticos entre 80 a 120 cm do chão;
  • Tanque com 85 cm do chão e com espaço livre embaixo - assim o cadeirante pode usar sem problemas;
  • Utilizar portas mais largas, com 90cm;
  • As barras para banheiro devem atender à Norma 9050 da ABNT – que estabelece dimensões e resistência apropriadas – e ainda às normas NBR 10283 e NBR 11003, que se referem à resistência à corrosão;
  • O ideal é que no chuveiro não tenha fechamento de box, para evitar colisões.

Outro ponto importante é você deixar espaço para circulação, se possível  posicionar a maioria dos móveis na parede, deixando espaço livre para o cadeirante poder se mover, girar a cadeira, sem bater em nada. Procure também manter um intervalo maior entre os móveis e se possível ter móveis mais compactos, facilitando assim a circulação.
Nos quartos, colchas e almofadas bem escolhidas que cubram e disfarcem um pouco o aspecto hospitalar dos móveis (camas e cadeiras articuladas) vão trazer maior aconchego. Bancadas com espaço livre em baixo, ajudam a aproximação e giro da cadeira de rodas.
Confira mais imagens:










Infelizmente hoje ainda móveis planejados e que nos ajudam a poder aproveitar melhor o espaço não são tão acessíveis em questão de custo, e com isso nem todos os deficientes físicos tem acesso a acessibilidade, mas sim conseguem adaptar o espaço que possuem para conseguir ter uma qualidade de vida melhor. Acredito que com a constante divulgação da importância de um ambiente onde a pessoa possa se sentir confortável, ajudará para que indústrias de móveis e outras empresas criem móveis que sejam esteticamente bonitos e funcionais e claro com um valor acessível para todos.

Se você é cadeirante ou possui algum outro tipo de deficiência, nos conte quais são suas dificuldades com a acessibilidade, e como você luta por seu espaço!

Referências:
http://www.acessoirrestrito.org/disposicao-dos-moveis-em-uma-casa-para-deficientes-fisicos/
http://casa.abril.com.br/materia/ambientes-adaptados-para-idosos-obesos-e-pessoas-com-deficiencia#1
http://revista.zapimoveis.com.br/veja-10-dicas-para-adaptar-a-casa-para-portadores-de-deficiencia-fisica/
http://www.deficienteciente.com.br/2011/09/ideias-incriveis-para-um-apartamento-adaptado.html

Bisous,


Comentários

  1. Pra mim, o profissional que consegue aliar ao design, a praticidade, é o melhor profissional que você poderá contratar.
    Ótimas sugestões! <3
    Sucesso no blog!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…