Pular para o conteúdo principal

ART DÉCO

Olá pessoal!! Hoje vamos aprender um pouco mais sobre a Art Déco. Vou compartilhar com vocês as principais características, principais obras no mundo e no Brasil e muito mais, Vamos conferir?

O termo Art Déco se origina na contração do nome da Exposição que, em Paris, 1925 marcou o auge do estilo – Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes (Exposição Internacional das Artes Decorativas e Industriais Modernas). Tal denominação é recente, no inicio do século XX era “Estilo Moderno”. Este estilo esteve presente na arquitetura, design industrial, mobiliário, moda e decoração. 

Inicialmente a Art Déco era um arte voltada para burguesia do pós-guerra, com utilização de materiais caros, todavia, com a Exposição de Art Déco realizada em Nova York em 1934, esse estilo se populariza pelo mundo.

Características principais:

- Linhas circulares ou retas estilizadas;

- Uso de formas geométricas;

- Design abstrato;

- Formas femininas e animais são as mais trabalhadas;

- Influências do construtivismo, futurismo e cubismo;

- Presença marcante na Arquitetura.


Na Arquitetura:

Prédio da prefeitura de Asheville
 (Carolina do Norte - EUA)
 exemplo de arquitetura Art Déco.
art déco é marcado pelo rigor geométrico e predominância de linhas verticais, havendo a tendência de tornar, através da percepção, o edifício mais alto. Os volumes arquitetônicos são também marcados pelo escalonamento, pela transposição da ideia do zigurate, aproximação de formas aerodinâmicas.
Existem duas principais vertentes do art déco dentro da compreensão da arquitetura: o estilo usado em Miami e o estilo usado em Nova Iorque e Chicago. O estilo de Miami é marcado por formas mais puras e pouca ornamentação. O outro estilo é marcado fortemente por uma rica ornamentação e o uso de elementos metálicos. Como exemplos, temos, em Nova Iorque, o Empire State Building e o Chrysler Building, além de diversos edifícios de baixo gabarito em Miami.
Destaca-sem o uso do concreto (betão) armado, das esculturas com forma de animais, o uso dos tons de rosa e a geometrização das formas. Também pode-se destacar o uso do plástico como elemento estrutural e a pelúcia, muito utilizada como forro para as paredes internas de grandes salões.
Rockefeller Center.
Art déco do Chrysler Building, em Nova York, construído em 1928-1930 pelo arquitecto William Van Alen
Igreja Nossa Senhora de Fátima em Lisboa.
Prefeitura de Los Angeles.
No Brasil:

No Brasil, a Art Déco chegou no final da década de 1920 e ganhou força sobretudo na arquitetura. São várias as construções neste estilo que podemos encontrar no Brasil.
Um dos principais nomes do Modernismo no Brasil, o escultor Victor Brecheret, foi o artista que mais recebeu influência da Art Déco.

Principais obras de Art Déco no Brasil:

Biblioteca Municipal Félix Araújo - Campina Grande
Central do Brasil - Rio de Janeiro.
Elevador Lacerda - Salvador
Estação Ferroviária de Goiânia
Estádio do Pacaembu - São Paulo
Teatro Carlos Gomes - Rio de Janeiro.
Viaduto de Chá - São Paulo
Cristo Redentor. A maior estátua art déco no mundo, construída entre 1922-1931

Artistas importantes da Art Déco:

- Ernst Ludwig Kirchner (pintor alemão)

- Fritz Bleyl (designer alemão)

- Paul Poiret (estilista e decorador francês)

- Sonia Delaunay (estilista francesa)

- René Lalique (escultor francês)

- William Van Alen (arquiteto norte-americano)

- Maurice Ascalon (designer industrial húngaro)

- Erich Heckel (pintor e ilustrador alemão)

- Walter Gropius (arquiteto alemão)

- Joost Schmidt (designer gráfico alemão)


Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_d%C3%A9co
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/art_deco.htm
http://www.artdecobrasil.com/home.php?url=home&idioma=pt
http://www.todamateria.com.br/art-deco/

Gostaram da Art Déco? Você sabe de alguma curiosidade, deixe nos comentários!! E não esqueça de compartilhar com seus amigos!!

Bisous, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…