Pular para o conteúdo principal

ArchLife na Bienal Brasileira de Design


Olá, como já havíamos comentado aqui no blog, no dia 15 de maio foi a abertura da Bienal Brasileira de Design em Florianópolis, SC. No dia 15 e 16 de maio aconteceu um Seminário Internacional com vários palestrantes, divididos em 3 blocos, sexta de tarde, sábado de manhã e sábado de tarde. Eu e minha amiga e colega de curso Alice, estivemos presente no sábado pela manhã onde a arquiteta Bel Lobo foi uma das palestrantes juntamente com Manuel Estrada, Jorn Konijn e Dan Formosa.

Com Bel Lobo antes das palestras começarem. Que prazer conhecer ela!
A primeira palestra foi a que nos motivou a ir, a querida Bel Lobo com o tema " O bem, o bom, o belo, para todos", de uma forma descontraída falou sobre o início de sua carreira e como chegou onde está hoje com o escritório Coletivo Be.Bo., mostrou fotos de alguns projetos comerciais para marcas conceituadas como Arezzo, Farm, Lougerie entre outras. Com ela estava uma de suas parceiras de trabalho a Mari Travassos que também interagiu na palestra falando um pouco mais sobre a M.o.o.c (móveis, objetos e outras coisas), e a parceria com a Tok & Stok com a coleção Vira e Mexe. Para encerrar falaram sobre o programa Decora e Lá fora com Bel Lobo em parceria com a GNT. Foi demais!


A segunda palestra foi com Manuel Estrada, designer gráfico e fundador e presidente da Fundación Diseño Madris (DIMAD). com o tema Design para vencer, Design para comunicar. Falou sobre comunicação, design gráfico, processos de criação, tipografia entre outras coisas, deixando claro que sempre o objetivo de um projeto são as pessoas e não os objetos!


A terceira palestra foi com Jorn Konijn, da Holanda, o tema foi:  Estamos presos no futuro? O design e o futuro. Falou sobre design que não mudam, design acidental e design em decomposição. E finalizou passando esperança com a história incrível de Loes Veenstra (vale a pena pesquisar). 


A quarta e última palestra foi com Dan Formosa, de Piemont, EUA. Consultor do 4B Collective e do Brainpoll. De uma forma muito divertida nos mostrou que o design deve ser paras as pessoas e não para coisas. O tema de sua palestra foi um questionamento: O design consegue se reinventar? 


Kit que ganhamos no credenciamento.
Em apenas uma manhã adquirimos tanta informação importante que valeu muito a pena ter participado. E voltaremos para participar do restante da programação que irá até 12 de julho. São sete exposições de design brasileiro (MASC,MIS, CIC, MESC e FIESC), uma exposição internacional no Museu de Santa Catarina e mais de 150 eventos paralelos.

Mais informações você pode ter no site da Bienal - http://www.bienalbrasileiradedesign.com.br/

Bisous, 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…