The Lotus Building


Inaugurado em 2013 na China, o Lotus Building, uma obra escultural e com volumetria inspirada na flor de lótus. Construído sobre um lago artificial, o volume escultural é iluminado externamente por meio de um sistema que altera o padrão de coloração a cada 20 segundos.
O edifício fica situado no coração de Wujin, sua estrutura tem mais de 35 mil m², e se integra a paisagem do Parque do Povo a sua volta, edificado para ser um marco cultural e cívico de sua sociedade.


Composto de espaços cívicos e públicos sua localização é privilegiada, em uma área de grande expansão ao sul. O edifício abriga parte do Gabinete de Planejamento, salas de exposição e salas de reunião. 




Assim como a flor de Lótus, a arquitetura parece flutuar sobre o lago em que se encontra, refletindo as pétalas que formam a proteção solar. Os visitantes entram por baixo, quando chegam ao edifício o espaço se revela como uma catedral iluminada, esse trajeto reúne muito simbolismo e espiritualidade, como um caminho para a purificação e ao mesmo tempo a visão da pequenez humana diante do divino.
Elementos estruturais de aço inoxidável funcionam como molduras para os painéis de vidro, que revestem tanto as “pétalas” externas quanto o edifício principal. No interior, todos os componentes do ambiente se juntam a fim de criar um padrão visual contínuo, que se desdobra no topo do edifício para criar um lustre suspenso a sete metros do chão.Para minimizar o consumo de energia, o projeto previu a implementação de 2,5 mil painéis geotérmicos, dispostos no fundo do lago artificial, enquanto a água pré-existente é utilizada para resfriar ou aquecer o sistema de ar condicionado durante dos meses de verão e inverno, respectivamente.






O Centro de Lótus já se tornou o mais conhecido edifício em Wujin, contribuindo para a vida social e cultural da cidade.


Architect - Studio 505.

Fontes:
http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/centro-cultural-formato-flor-lotus-inaugurado-china
http://www.arquidicas.com.br/edificio-lotus-wujin-china/
http://grandearquitetura.com.br/lotus-building-o-edificio-de-flor-de-lotus-na-china/
http://wwwo.metalica.com.br/centro-de-exposicoes-e-conferencias-de-wujin
http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=33913
http://www.menteinversa.com.br/curiosidades/incrivel-predio-com-formato-de-flor-de-lotus-na-china
http://www.studio505.com.au/work/project/the-lotus-building/38

Gostaram? Compartilhem com seus amigos!!

Bisous, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...