Pular para o conteúdo principal

La Magie Tour Eiffel

Fonte: mundogump.
Nessa terça-feira (31-03) a  Torre Eiffel completou 126 anos da sua abertura ao público. Símbolo de Paris e da França, foi projetada pelo engenheiro francês Gustavo Eiffel e construída entre 1887 e 1889. Um dos pontos turísticos mais visitados da Europa (recebe cerca de 7 milhões de visitantes por ano), fica localizada na grande área verde do Champ de Mars.
A Torre Eiffel surgiu a partir de um concurso para a construção de um monumento em comemoração ao centenário da Revolução Francesa e para a Feira Mundial em Paris. Com mais de 100 projetos participantes o ganhador foi Gustavo Eiffel (também responsável pela construção da Estátua da Liberdade, em Nova York). Com 324 metros de altura, ficou conhecida como a Dama de Ferro, e teve participação também de Maurice Koechlin e Émile Nouguier.
Foram 600 dias de construção, utilizando ferro fundido e técnicas novas para a época, e cerca de 300 operários somente para a montagem. Tendo aproximadamente 7.300 toneladas, a torre se destacou na paisagem tendo várias críticas por mudar o visual da cidade.
Na década de 60, a torre quase foi desmontada em Paris e transferida para participar da Exposição Universal de 1967 em Montreal, no Canadá. O medo de que a estrutura não retornasse para a capital francesa, porém, impediu que o acordo fosse fechado.

Fonte: TechTudo.
Algumas curiosidades:

  • Em Paris, a estrutura da Torre Eiffel “reinou” nas alturas por décadas, tendo permanecido como a construção mais alta da cidade até 1973, quando foi inaugurada uma torre militar de transmissão em Saissac. Atualmente, o viaduto Millau é ainda mais alto, com 343 metros;
  • A cada sete anos, a Dama de Ferro é pintada com 50 toneladas de tinta;
  • Em 19 de outubro de 1901, o brasileiro Santos Dummont contornou a Torre Eiffel a bordo do dirigível nº 6, o primeiro voo controlado da história;
  • Em baixas temperaturas, o metal faz com que a torre ‘encolha’ até 15 centímetros;
  • Apesar da popularidade, a Torre Eiffel perdeu a eleição para as Sete maravilhas do mundo moderno para concorrentes como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e a Grande Muralha da China;
  • Durante a ocupação nazista em Paris, na Segunda Guerra Mundial, entre 1940 e 1944, os cabos dos elevadores da torre foram cortados, sendo que a visitação foi proibida ao público. Foi também nesta época que o topo da torre foi ocupado por uma suástica nazista;
  • Existem várias réplicas da torre Eiffel ao redor do mundo, sendo a de Las Vegas uma das mais famosas;
  • Atualmente, fotografar a Torre Eiffel à noite pode render multa por direitos autoriais.
O que seria de Paris sem a Torre Eiffel?

Fonte: TerraTechTudofrance.fr.

Bisous,

Comentários

  1. Amei! Linda demais.
    Adorei as curiosidades, principalmente sobre ela encolher nas baixas temperaturas.
    Beijoss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…