Pular para o conteúdo principal

Jardim Clássico Francês


Salut! Hoje vamos conhecer um pouquinho mais sobres os clássicos jardins franceses, que nos encantam por sua composição e harmonia. Vamos conferir?

Nos finais do século XVI desenvolveram-se os parterres franceses, que alcançaram o seu expoente máximo com André Le Nôtre. Este arquiteto, partindo do estilo italiano, impôs uma concepção de jardim onde convivem os espaços abertos com parterres estilizados de pronunciadas formas geométricas. As residências reais francesas de Saint-CloudMarly e Versalhes são excelentes exemplos deste estilo.
Castelo de Saint-Cloud.
jardim Marly-le-ROI.
jardim de versalhes
O jardim clássico francês é considerado o mais rígido e formal de todos os estilos, se destaca por suas influentes características, como pelas linhas geométricas e simetria no traçado, que fazem com que fazem com que através dos círculos, triângulos, semicírculos, retângulos pareça ser um desenho feito com régua e compasso. 
Os caminhos nesse jardim caracterizam-se por serem largos e bem definidos, com cercas vivas e arbustos compactos, verdes e perfeitamente topiados. As pedras são pouco utilizadas e restringem-se a pedriscos ou lajes nos caminhos. As curvas francesas são muito utilizadas, de forma organizada e simétrica, sem jamais perder a formalidade.
Se há uma palavra que possa definir os jardins franceses é “grandiosidade”. Os espaços milimetricamente pensados para a construção do jardim precisavam ter ares de monumentos assim como os castelos e mansões, fazendo com que estes jardins sejam uma extensão verde e viva das edificações. O traçado dos caminhos obedece a uma “planta baixa”, onde as trilhas forradas com cimento ou placas cerâmicas são adornados por plantas que possam sofrer a intervenção da topiaria, como cercas vivas vigorosas, lenhosas ou semi-lenhosas com folhas firmes, como o viburno, o buxinho, a murta e o cipestre.
As roseiras, tulipas, azaleias, ciprestes e buxinhos dominam esse estilo, colorindo e quebrando o ar bucólico e sério deste jardim. Mesmo assim, são vistas apenas em canteiros delimitados ou em vasos e jardineiras. Outras flores podem ser utilizadas,principalmente as originárias de clima temperado e mediterrâneo.

Outros elementos também podem fazer parte, como lagos, bancos, colunas, caramanchões, luminárias, esculturas, etc, desde que se integrem ao estilo. Ao contrário de outros estilos, o jardim francês exige adornar construções de estilo sóbrio e formal, sob pena de perder seus objetivos.

O estilo do jardim francês no Brasil, pode ser observado no Museu do Ipiranga em São Paulo.Obra do paisagista belga, Arsênio Puttermans, em 1909.

Museu do Ipiranga.
Bibliografia:
http://www.suelicasagrande.com.br/pagina/jardim-classico-ou-formal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_jardinagem
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parc_saint-cloud.jpg
http://trendtips.com.br/look-do-dia-versailles/
http://www.orlean.com.br/blog/index.php/2014/11/embarque-no-visionaire-2015-jardins-de-andre-le-notre/
http://www.jardineiro.net/jardim-frances.html
http://jardinagemepaisagismo.com/o-jardim-frances-classico-por-excelencia.html

Gostaram? Compartilhem com seus amigos!!

Au revoir! Bisous;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…