Atomium - a torre Eiffel de Bruxelas


Assim como a torre Eiffel, o Atomium foi planejado para uma exposição em 1958, a EXPO 58, em Bruxelas - Bélgica. Era para durar somente seis meses, mas a obra do arquiteto André Waterkeyn, sobreviveu e se tornou um ícone nacional e visita obrigatória para os turistas. Fica situado junto ao Estádio Balduíno I em Heysel Parque.


Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 mil milhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices. O monumento abriga um centro multimídia no interior de suas gigantescas esferas de ferro, cada uma com cerca de 18 metros de diâmetros, ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros.  As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panoramica da cidade. Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança. Em dias de céu aberto, da até para avistar a região de Antuérpia.


Em março de 2004, começaram as reparações no monumento, com a substituição das folhas de alumínio já gastas pelo tempo. Para ajudar no financiamento das obras, as velhas placas de alumínio foram vendidas ao público como lembrança. O Atomium esteve fechado ao público até janeiro de 2006.
No site http://atomium.be/ você pode conferir os temas e horários das exposições, e claro se estiver por lá aproveitar para visitar e conhecer essa maravilha arquitetônica.

Fontes: Wikipédia.
             App 50 monumentos.

Bisous,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...