Pular para o conteúdo principal

Wishlist Livros Arquitetura

Olá pessoal!!! A faculdade voltou a ativa, e começo meu segundo semestre de arquitetura. Li alguns livros no ano passado e vou fazer um vídeo no canal do blog falando sobre eles, mas hoje vim aqui mostrar a minha lista de desejos de livros para esse semestre!!! E não se preocupe, aceito como presente, rsrsrs.


1.  Arte de Projetar Em Arquitetura - 18° Edição - A 18ª edição deste manual mundialmente reconhecido pode ser considerada uma nova edição. Por um lado, conservou-se a magnífica proposta do original e, por outro, atualizou-se o seu conteúdo, a fim de responder às novas expectativas que surgiram no mundo da construção, especialmente em relação às exigências ambientais. 'Arte de projetar em arquitetura' é um manual de construção que reúne, de forma sistemática, os fundamentos, normas e prescrições sobre recintos, edifícios, estâncias, instalações e utensílios, tomando o ser humano como medida e objetivo. Nesta edição, muitos dos capítulos foram revisados e atualizados, nos quais os seguintes temas são abordados: instalações esportivas aquáticas, varandas cobertas, hotéis, evacuação de incêndios, móveis e utensílios de cozinha, restaurantes fast-food, fachadas de madeira, normativas de economia energética, elevadores, arquitetura solar, reabilitação e reutilização de edifícios etc. Além de completar o conteúdo relativo às edições anteriores, esta nova versão é fiel à obra de Ernst Neufert e continua sendo uma referência bibliográfica de reconhecido valor universal, um manual indispensável para arquitetos, técnicos em arquitetura, engenheiros, construtores, professores e estudantes. Desde a sua primeira edição alemã de 1936, realizaram-se 39 edições em alemão e 17 em português, além de ter sido publicado em 18 idiomas diferentes e vendido mais de um milhão de exemplares, no total. (Fonte: Saraiva).

2. Concreto Armado Eu Te Amo Para Arquitetos - Manoel Henrique Campos Botelho - O livro foi concebido e submetido a análise e crítica didática de uma entidade de arquitetos - Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento de São Paulo, que o aprovou. Os arquitetos necessitam de um livro de concreto armado específico que atenda às suas necessidades. O Autor, aceitou o desafio de transformar o seu livro, numa publicação paralela para os arquitetos, com menos cálculos e mais conceitos e ilustrações. O livro tem muitos desenhos e muitas fotos, algumas surpreendentes sobre estruturas de concreto armado. O texto é simples, didático e extremamente agradável, com informações essenciais de como fazer anteprojetos e construir edifícios de baixa altura, com estrutura de concreto armado. Num mundo onde o controle de qualidade é fundamental, essa parceria entre Autor, Editora e a Entidade de Arquitetos é decisiva para a qualidade deste livro. O texto, segue a nova norma NBR 6118/2003 da ABNT e boas práticas profissionais. (Fonte: Saraiva).

3. A Concepção Estrutural e a Arquitetura - Rebello, Yopanan C. P. - Este livro inspirado no trabalho de doutorado do autor reflete sua postura contra a especialização rígida do conhecimento e a sua versatilidade, atestada por projetos estruturais que desenvolvem utilizando os mais diversos materiais como concreto armado, aço, madeira, alvenaria estrutural e argamassa armada. ( Fonte: Saraiva).

4. Tecnologia de Obras e Infraestrutura - Antonio Carlos da Fonseca Bragança Pinheiro, Marcos Crivelar Este livro considera aspectos importantes do planejamento de uma obra. Apresenta serviços preliminares necessários, a organização do canteiro de obras, instalações elétricas e hidráulicas provisórias, a locação de obras, a movimentação e a contenção de terra, terraplenagem, fundações superficiais e produtividade em serviços de infraestrutura. Aborda segurança dos trabalhadores, qualidade na construção civil e sustentabilidade nas atividades de infraestrutura. As atividades propostas auxiliam na fixação do aprendizado. O conteúdo pode ser aplicado para os cursos técnicos em Carpintaria, Defesa Civil, Edificações, Estradas, Infraestrutura Escolar, Saneamento, Serviços em Condomínio, entre outros. (Fonte: Saraiva).

5Ergonomia - Projeto e Produção 2ª Edição - Iida, Itiro - Esta obra foi amplamente aceita desde a sua publicação inicial, tendo sido adotada como livro-texto em muitos cursos universitários de graduação e pós-graduação. Para esta nova edição, o autor fez revisão e atualização completas do seu conteúdo. O livro é destinado aos estudantes que tomam primeiro contato com a ergonomia, não se exigindo conhecimentos anteriores em outras ciências como a anatomia, fisiologia, psicologia ou estatística. Como o próprio título indica, pode ser útil aos profissionais de projeto, como os engenheiros, arquitetos e designers. Além disso, apresenta conhecimentos valiosos para aqueles que planejam e gerenciam recursos humanos no trabalho. (Fonte: Saraiva).

6.  Jardim Secreto – Livro de Colorir e Caça ao Tesouro Antiestresse- Basford, Johanna - Faça um passeio por estes lindos jardins e se aventure em uma caça ao tesouro tão fascinante que todos os seus problemas ficarão para trás. As ilustrações ricas em detalhes estão só esperando por você para ganhar vida. Divirta-se procurando as diversas criaturas escondidas nestas páginas. Complete os espaços em branco, escolha suas cores preferidas, faça seus próprios esboços e crie um universo deslumbrante onde não há lugar para o estresse. “Jardim Secreto” é um livro para todas as idades, que nos permite esquecer as adversidades do dia a dia através dos desenhos e que busca trazer à tona o artista que existe em cada um de nós. (Fonte: Saraiva).

O número 6 Jardim Secreto, não é um livro de arquitetura, porém coloquei ele na lista para descontrair um pouco, e porque achei super interessante a proposta do livro, ainda poderei treinar, experimentar e arriscar nas pinturas!!

Quem já tiver lido comente o que achou, amarei ler a opinião de vocês!

Bisous,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…