Pular para o conteúdo principal

Visita técnica - Supertex, soluções em concreto


No dia 4 de outubro (sábado), a nossa turma de Tecnologia da Construção, foi fazer uma visita técnica na Supertex - Soluções em concreto. Nessa visita podemos aprender mais de como é fabricado o concreto, quais são os setores dessa empresa, o cuidado necessário que deve ter na produção, e também pudemos visualizar tudo o que tínhamos até então visto teoricamente. 
Fomos recepcionados por um técnico, que nos acompanhou durante toda a visita, e nos explicou tudo de uma forma clara, que fazia com que pudéssemos entender todos os processos. O primeiro setor que visitamos foi a central de Balanças, que são automatizadas, o responsável digita o número do traço e volume a ser carregado no computador, que comanda o painel de controle. Caso aconteça algum problema com carga, o responsável entra em cena para resolver.
Em seguida fomos para a central de dosadoras, onde chegam as informações que constam na balança, nela é efetuada a pesagem de materiais, conforme determinado no traço. Nessas centrais estão presentes o silo de cimento, reservatórios para água e aditivo, balanças de cimento e agregados, hidrômetros, compressores e transportadores de correia.
Depois que é feita a dosagem dos materiais, eles são transferidos para um caminhão betoneira, onde é feito a mistura e homogeneização do concreto, tudo isso antes de ir para a obra.
Quando o caminhão com o concreto chegar na obra, deve ser verificado se o concreto está  conforme foi pedido. Deve-se conferir: volume do concreto, classe de agressividade, abatimento (slump-test), resistência característica do concreto à compressão ou consumo de cimento/m³, aditivo (quando solicitado).
 Outro cuidado importante, é antes de descarregar o caminhão-betoneira, verificar a quantidade de água existente no concreto, para ver se está compatível com as especificações (falta ou excesso de água). Isso pode ocorrer pois, quando o caminhão está indo para obra, é comum ocorrer perda na consistência do concreto, por fatores como, condições climáticas.
As regras para a reposição de água perdida por evaporação são especificadas pela NBR 7212 – Execução de Concreto Dosado em Central. Como regra geral, a adição de água não deve ultrapassar a medida do abatimento solicitada pela obra e especificada no documento de entrega do concreto.
 Também visitamos o laboratório, onde pudemos ver alguns exemplos de como ensaio de abatimento, amostras de concretos etc. Também conhecemos as peneiras utilizadas, corpos de prova e algumas máquinas.

Sobre a Supertex

A Supertex se instalou em Santa Maria, no Estado do Rio Grande do Sul, sua primeira extração de areia em 1974. De lá para cá são aproximadamente quatro décadas de uma história de sucesso.
Valores:
  • Agilidade
  • Modernidade
  • Valorização dos Colaboradores
  • Confiabilidade

Missão - Proporcionar soluções eficazes para construção civil de forma moderna, rentável, ágil e confiável, valorizando o relacionamento com clientes e fornecedores, o desenvolvimento dos colaboradores e o respeito ao meio ambiente.

 Confira alguma fotos:

Balança.
Central de dosadoras.




Agregados.
Brita.



Peneira.



Fotos: Alice Simone Frainer.

Bisous,


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…