Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Itajaí - rota do pedestre

Domingo foi dia de conhecer a cidade vizinha, Itajaí, e sua arquitetura. Antes de sair de casa, pegamos o endereço de alguns lugares histórico, que fazem parte da rota do pedestre. Todas as informações foram encontradas no site da cidade. 
Chegando lá, estacionamos o carro e começamos a rota. No começo nos perdemos um pouco, pois não conhecemos muito Itajaí, mas logo nos encontramos. O Palácio Marcos Konder, estava fechado para restauração, e a Igreja da Imaculada Conceição também. Mas, mesmo assim aproveitamos para conhecer um pouco mais de Itajaí.
Dos lugares que fazem parte da rota do pedestre, não conseguimos ir na Casa da Cultura Dide Brandão, e Casa Lins.

Confira algumas fotos dos lugares que passamos!

Rota do Pedestre

Palácio Marcos Konder - Museu Histórico de Itajaí

Fundado em 1982, o Museu Histórico de Itajaí é um importante local de memória, com um acervo de 2 mil peças, desde rádios antigos a uniformes militares. Construido em 1925, funcionou como sede da Administração Municipal e Câmara de Vereadores, e sua principal atração é a arquitetura de linhas "art-nouveau", que encanta pela beleza da construção.
O Museu tem exposto, de seu acervo, 500 peças organizadas em seções, onde a história da cidade vai ganhando forma.
obs: fechado para restauração.  

Patrimônio com tombamento estadual Decreto nº 141/94 - 3460 em 23/11/2001. e Tombamento Municipal - Decreto nº 5.758 de 199.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento

Inaugurada em 15 de novembro de 1955, foi construída em estilo neo-gótico e românico. Decorada com motivos bíblicos, obra dos artistas italianos Emílio Sessa e Aldo Locatelli, é considerada um dos maiores monumentos artísticos e culturais da cidade.  
Patrimônio com tombamento estadual Tombamento Histórico Estadual em 23/11/2001.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
Igreja da Imaculada Conceição

Construída em estilo eclético no ano de 1824, foi a primeira capela da cidade.
Com belos exemplos de arte sacra, é decorada com painéis e pinturas do artista itajaiense Dide Brandão.
obs:(fechado para restauração).
Patrimônio com tombamento estadual Tombamento Histórico Estadual em 25/06/1998.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
Marco Zero

Monumento que simboliza o local onde ocorreu o início da cidade de Itajaí.
Em frente a Igreja da Imaculada Conceição.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
 Casa Burghardt (Fundação Cultural de ltajai)

Construída em 1902, tem estilo eclético de influência germânica. Destaca-se pelos 4 frontões, onde cada pavimento é tratado de forma diferenciada. Os frontões que arrematam as extremidades das áreas do sótão receberam um esmerado tratamento de curvas e ornatos próprios do barroco alemão. Sede da Fundação Cultural de Itajai ao Galeria de Artes.
Patrimônio com tombamento estadual 134/94 - 3460 de 2001 e Tombamento Municipal - Decreto nº 5.759 de 1998.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
Casa Malburg (Receita Federal)

Construída em estilo eclético entre 1912 e 1915, sofreu um incêndio em 1982, mas foi totalmente restaurada e reformada. Atualmente abriga a Receita Federal.
Patrimônio com tombamento estadual Patrimônio com Tombamento Histórico Estadual em 23/11/2001. 

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
Centro de Cultura Popular Mercado Velho

Antiga reivindicação de comerciantes, agricultores e pescadores itajaienses, o Mercado começou a ser projetado em 1916, com sua arquitetura eclética e imponente, marcada pela influência dos imigrantes de origem germânica. Inaugurado em 1º de Janeiro de 1917, destinou-se à venda a varejo de gêneros secos e molhados.
Em 1936, após um incêndio, foi modificado externamente, demolindo-se os frontões e adaptando-se sua arquitetura ao art-déco, então em voga.
Hoje, espaço de tradições populares, lugar comum onde convergem as tradições e os festejos populares, principalmente os de origem açoriana.
Lugar ideal para encontrar o artesanato da região, além de petiscos e pratos típicos para serem saboreados ao ar livre, no pátio interno do mercado. Ótimo para happy hours e confraternização com os amigos no fim do dia. Realiza encontros culturais e shows musicais.

Patrimônio com tombamento estadual Patrimônio com Tombamento Histórico Estadual em 23/11/2011.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
 Casa Konder (Livraria e Editora Casa Aberta)

A Casa data do final do século XIX. É uma das edificações tombadas pelo patrimônio histórico da cidade. Abrigou distinta família de imigrantes ativos na vida política republicana. Ao longo do século XX, a edificação teve muitos outros usos. Atualmente abriga a livraria Casa Aberta, um dos primeiros sebos de Santa Catarina, e pioneiro em Itajaí.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
No final da rota do pedestre, paramos em frente ao portão de embarque do porto de Itajaí, então aproveitamos para registrar mais algumas fotos.

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
E para finalizar esse passeio de domingo, voltamos pelo caminho das praias, e nos deparamos com o lindo bico do papagaio:

"Na saída da Praia da Atalaia em direção à praia de Cabeçudas, encontra-se uma formação rochosa, esculpida acidentalmente, que lembra a figura de um Bico de Papagaio. É um dos cartões postais da cidade."

(Foto: Felipe Travain - Acervo pessoal)
Fonte:informações -  http://www.visiteitajai.com.br.

Bisous, 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…