Pular para o conteúdo principal

Gaspard Monge - o criador da geometria descritiva



Conhecido como o criador da geometria descritiva, Gaspard Monge nasceu em 10 de maio de 1746, em Beaune, Borgonha. Filho de Jacques Monge, um humilde mascate e amolador de facas. Desde cedo se destacava na escola, os professores o chamavam de “o menino de ouro”.
Com apenas 16 anos, Monge, fez um mapa completo da sua cidade, ele mesmo quem construiu os instrumentos necessário para esse trabalho. Através desse trabalho, um militar o descobriu e lhe convidou para trabalhar na escola École Royal du Génie em Mézieres. Ele começou trabalhando como desenhista, mas logo em seguida se tornou um dos melhores e mais influentes professores daquela escola.
Em 1768, em uma busca para soluções de problemas ligados a construções de fortificações, desenvolveu um método novo, que se tornou um grande alicerce para a geometria descritiva. Após esta descoberta, Monge foi colocado como instrutor desse novo método para futuros engenheiros militares. Durante 15 anos esse método foi segredo militar sigiloso, sendo apresentado ao público somente em 1794 na Escola Normal Superior de Paris.
A invenção de Monge revolucionou a engenharia militar e o desenho mecânico. Ele também contribuiu para o avanço da matemática, abrindo caminho para Carl Friedrich Gauss, que inspirou Bernhard Riemann, que desenvolveu a geometria riemanniana. Com seus 22 anos, tornou-se professor de matemática em Mézières, e logo após professor de física. Em 1780 foi eleito adjunto de geometria para a Académie de Sciences, onde se destacou como no campo da matemática e como pesquisador de química e física.  Participou da criação da École Normale Supérieure e da École Polytechnique de Paris, nas quais lecionou geometria descritiva, analítica e diferencial.
De 1777 a 1791 permaneceu no emprego de examinador de candidatos a comissões na marinha, provando ser um servidor incorruptível. Como membro da Académie des Sciences participou juntamente com Legendre, Carnot, Condorcet e Lagrange do famoso Comitê de Pesos e Medidas (1790-1799), que implantou o sistema decimal de pesos e medidas. Ao retornar à França (1799) entrou para o Senado. Recebeu de Napoleão (seu grande amigo) o título de Conde de Péluse (1808), mas com a queda do imperador, passou dois anos escondido e só retornou a Paris seis anos depois.
Em 1816 com a volta dos Bourbons no poder, Monge foi expulso novamente da Academia.
No dia 28 de julho de 1818, morreu com problemas no coração, em Paris, França.
A partir de notas de suas aulas, foram editados dois livros: Géométrie descriptive e Feuilles d'analyse appliquée à la géométrie.



 Busto de Monge, no Cemitério do Père-Lachaise.











Monge se tornou conhecido como matemático francês, criador da geometria descritiva e pai da geometria diferencial.

Referências:
Wikipédia
www.dec.ufcg.edu.br/biografias
www.matematica-na-veia.blogspot.com.br.


Bisous, 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…