Gaspard Monge - o criador da geometria descritiva



Conhecido como o criador da geometria descritiva, Gaspard Monge nasceu em 10 de maio de 1746, em Beaune, Borgonha. Filho de Jacques Monge, um humilde mascate e amolador de facas. Desde cedo se destacava na escola, os professores o chamavam de “o menino de ouro”.
Com apenas 16 anos, Monge, fez um mapa completo da sua cidade, ele mesmo quem construiu os instrumentos necessário para esse trabalho. Através desse trabalho, um militar o descobriu e lhe convidou para trabalhar na escola École Royal du Génie em Mézieres. Ele começou trabalhando como desenhista, mas logo em seguida se tornou um dos melhores e mais influentes professores daquela escola.
Em 1768, em uma busca para soluções de problemas ligados a construções de fortificações, desenvolveu um método novo, que se tornou um grande alicerce para a geometria descritiva. Após esta descoberta, Monge foi colocado como instrutor desse novo método para futuros engenheiros militares. Durante 15 anos esse método foi segredo militar sigiloso, sendo apresentado ao público somente em 1794 na Escola Normal Superior de Paris.
A invenção de Monge revolucionou a engenharia militar e o desenho mecânico. Ele também contribuiu para o avanço da matemática, abrindo caminho para Carl Friedrich Gauss, que inspirou Bernhard Riemann, que desenvolveu a geometria riemanniana. Com seus 22 anos, tornou-se professor de matemática em Mézières, e logo após professor de física. Em 1780 foi eleito adjunto de geometria para a Académie de Sciences, onde se destacou como no campo da matemática e como pesquisador de química e física.  Participou da criação da École Normale Supérieure e da École Polytechnique de Paris, nas quais lecionou geometria descritiva, analítica e diferencial.
De 1777 a 1791 permaneceu no emprego de examinador de candidatos a comissões na marinha, provando ser um servidor incorruptível. Como membro da Académie des Sciences participou juntamente com Legendre, Carnot, Condorcet e Lagrange do famoso Comitê de Pesos e Medidas (1790-1799), que implantou o sistema decimal de pesos e medidas. Ao retornar à França (1799) entrou para o Senado. Recebeu de Napoleão (seu grande amigo) o título de Conde de Péluse (1808), mas com a queda do imperador, passou dois anos escondido e só retornou a Paris seis anos depois.
Em 1816 com a volta dos Bourbons no poder, Monge foi expulso novamente da Academia.
No dia 28 de julho de 1818, morreu com problemas no coração, em Paris, França.
A partir de notas de suas aulas, foram editados dois livros: Géométrie descriptive e Feuilles d'analyse appliquée à la géométrie.



 Busto de Monge, no Cemitério do Père-Lachaise.











Monge se tornou conhecido como matemático francês, criador da geometria descritiva e pai da geometria diferencial.

Referências:
Wikipédia
www.dec.ufcg.edu.br/biografias
www.matematica-na-veia.blogspot.com.br.


Bisous, 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...