Pular para o conteúdo principal

Cobogó - ele está de volta!


Sucesso nos anos 50 e 60, os cobogós estão de volta! Mas antes de falarmos das novidades vamos estudar um pouquinho sobre o que é o cobogó!

Cobogó é a denominação dada a elementos vazados, normalmente feitos em cimento, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade ao interior de um imóvel, seja residencial, comercial ou industrial.
Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros, que no início do século XX (1929  ou 1930 ) trabalhavam na cidade brasileira do Recife e conjuntamente o idealizaram: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de is .
Em muitos lugares do Nordeste do Brasil o nome sofreu várias deturpações, tais como combobó, combogó, comogó, comongol, comogol .
Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Com sua popularização passaram a ser moldados com outros materiais, como argila, vidro, cerâmica etc.
Quase 30 anos após sua criação, eles se popularizaram, através de modernistas como o arquiteto Niemeyer e Lucio Costa. 


E hoje quase 90 anos depois da sua criação eles estão em alta, com novas formas, cores, e muitas opções, estão presentes nos atuais projetos residenciais e comerciais!!

Várias marcas de revestimentos já aderiram ao Cobogó. O que não falta é opção! Uma das suas utilizações atual é em apartamentos pequenos, separando a cozinha da lavanderia, também em lofts, fazendo as divisões dos ambientes.
Área externa.
Divisória Cozinha/Lavanderia.
Divisória quarto.
Divisória Ambiente Comercial.
Divisória Cozinha/Sala.

Separamos algumas opções para vocês!

1. Elemento Vazado Cerâmica Diagonal Flor 18x25x7cm Cerâmica Martins.
2. Elemento Vazado Concreto 25 Furos 38,5x38,5cm Redento.
3. Elemento Vazado Concreto 3 Furos 32x35c.
4. Elemento Vazado Esmaltado Reto Rama Branco 23x7,5x16cm Cerâmica Martin.
 *Esses encontramos no site da Leroy Merlin.
 



5.  Modelo: Stella - Dimensões: 20x20x7,8cm - Elemento V.
6.  Modelo: Sphera - Dimensões:   20x20x7,8cm - Elemento V.
7.  Modelo: Lunna - Dimensões: 20x20x7,8cm- Elemento V.
8.  Modelo: Quadratto - Dimensões: 20x20x7,8cm - Elemento V.
9.  Modelo: Sphera Decorato - Dimensões:   20x20x7,8cm - Elemento V.
10. Modelo: Foglio - Dimensões: 24,5×24,5×7,5cm - Elemento V.
* Esses encontramos no site Elemento V.

Gostaram?? Compartilhem com seus amigos!!
 Bisous,


Comentários

  1. Euuu adoro cobogós!!! Eles dão um charme todo especial para o ambiente né?! bjuus
    www.blogdakelly.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…