Cimento Queimado


O cimento queimado é um dos materiais de revestimento com mais usos possíveis, em chãos, paredes, tetos, objetos, mesas, blocos de concreto, vai da criatividade e gosto de cada um!Apesar de o nome sugerir algum processo de combustão, nada deste gênero está relacionado: a “queima” do cimento não está relacionada a fogo, pois o termo provavelmente surgiu associado à perda, desperdício do cimento, que e polvilhado sobra a massa ainda molhada.
piso de cimento queimado possui a aparência de um piso de cimentado alisado. De fato, a principal característica visual da superfície de cimento queimado é a sua lisura. Ele combina a aparência rústica da superfície de cimento/concreto com a elegância de um piso alisado.
Sua aplicação, seja onde for, deve ser bem-feita para evitar o aparecimento de bolhas e rachaduras. O momento da aplicação é o momento de definir a textura do seu concreto: ele pode ficar mais liso ou mais rudimentar, conforme for o seu gosto. Quanto mais áspero, mais rusticidade ele passa ao ambiente.
Para fazer a manutenção, só use água. A aplicação de verniz ou silicone depois da execução são bem-vindas para que o material dure por mais tempo sem apresentar defeitinhos, já que sua superfície é bastante porosa. Quando alguma rachadura ou marca aparecer, desencane. Ela também faz parte da brincadeira e dá um charme imperfeito, uma participação da ação do tempo na sua decoração.

Vantagens do cimento queimado

  • Fácil lavagem- a superfície lisa e nivelada do cimento queimado o torna extremamente fácil para limpeza, bem para o escoamento de água.
  • Alta resistência – Além de ser forte, e extremamente resistente à exposição à luz solar, o piso de cimento queimado resiste bem à exposição à água. Além disso, o cimento queimado é muito resistente ao atrito.
  • O cimento queimado é versátil e pode ser aplicado em vários ambientes da casa, como salas de estar, varadas, cozinhas e corredores, em ambientes com os mais diferentes revestimentos nas paredes, como drywall ao reboco simples, afinal por ser um revestimento de piso versátil, pode ser colocado junto com qualquer outro elemento de revestimento.
  • O cimento queimado apresenta uma aparência rústica muito bonita, que lembra muito obras arquitetônicas que usam o concreto aparente. Além disso, o cimento queimado permite a aplicação de pigmentos para lhe dar cor. A queima do cimento permite que o cimento não fique com uma aparência uniforme, reforçando o aspecto róstico da peça.
  • A argamassa do cimento permite a adição de aditivos que dêm características especiais à argamassa, como o acelerador de pega – que acelera a cura do cimento queimado, aditivos impermeabilizantes,  retardadores de pega – reduzem a veloidade da cura da argamassa, permitindo a cura uniforme de extensas áreas de cimento queimado simultaneamente;

Desvantagens do cimento queimado

  • O piso de cimento queimado pode ser inadequado na aplicação de áreas da casa como quartos, já que o frio no inverno nesses ambientes pode ser penoso.
  • A lisura do piso pode ser um tanto quanto perigosa, principalmente se o piso estiver molhado. Não é recomendada portanto a aplicação em casa de idosos, ou em áreas que fiquem permanentemente úmidas.
  • Também não é recomendado em superfícies de banheiros pelo evidente risco de tombos quando molhado bem os danos que pode sofrer devido à exposição prolongada de produtos como shampoos e sabonetes.
  • Comum aparecimento de trincas – O cimento queimado é bastante sucetível ao aparecimento de trinca, embora na maioria das vezes elas sejam quase imperceptíveis. Isso ocorre porque a polvilhamento de pó de cimento na superfície da argamassa reduz a relação agua-cimento da superfície do material em relação ao interior da argamassa, resultado em fissuras e trincas durante o processo de secagem do cimento queimado.
Bisous, Helo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

DESCOBRINDO AS CORES | GUIA DE CORES | EP 1

Olá pessoal!!! Hoje dou início a nossa primeira série de vídeos lá no canal!, o GUIA DE CORES!! Serão 5 vídeos, toda segunda-feira d...