Pular para o conteúdo principal

Cimento Queimado


O cimento queimado é um dos materiais de revestimento com mais usos possíveis, em chãos, paredes, tetos, objetos, mesas, blocos de concreto, vai da criatividade e gosto de cada um!Apesar de o nome sugerir algum processo de combustão, nada deste gênero está relacionado: a “queima” do cimento não está relacionada a fogo, pois o termo provavelmente surgiu associado à perda, desperdício do cimento, que e polvilhado sobra a massa ainda molhada.
piso de cimento queimado possui a aparência de um piso de cimentado alisado. De fato, a principal característica visual da superfície de cimento queimado é a sua lisura. Ele combina a aparência rústica da superfície de cimento/concreto com a elegância de um piso alisado.
Sua aplicação, seja onde for, deve ser bem-feita para evitar o aparecimento de bolhas e rachaduras. O momento da aplicação é o momento de definir a textura do seu concreto: ele pode ficar mais liso ou mais rudimentar, conforme for o seu gosto. Quanto mais áspero, mais rusticidade ele passa ao ambiente.
Para fazer a manutenção, só use água. A aplicação de verniz ou silicone depois da execução são bem-vindas para que o material dure por mais tempo sem apresentar defeitinhos, já que sua superfície é bastante porosa. Quando alguma rachadura ou marca aparecer, desencane. Ela também faz parte da brincadeira e dá um charme imperfeito, uma participação da ação do tempo na sua decoração.

Vantagens do cimento queimado

  • Fácil lavagem- a superfície lisa e nivelada do cimento queimado o torna extremamente fácil para limpeza, bem para o escoamento de água.
  • Alta resistência – Além de ser forte, e extremamente resistente à exposição à luz solar, o piso de cimento queimado resiste bem à exposição à água. Além disso, o cimento queimado é muito resistente ao atrito.
  • O cimento queimado é versátil e pode ser aplicado em vários ambientes da casa, como salas de estar, varadas, cozinhas e corredores, em ambientes com os mais diferentes revestimentos nas paredes, como drywall ao reboco simples, afinal por ser um revestimento de piso versátil, pode ser colocado junto com qualquer outro elemento de revestimento.
  • O cimento queimado apresenta uma aparência rústica muito bonita, que lembra muito obras arquitetônicas que usam o concreto aparente. Além disso, o cimento queimado permite a aplicação de pigmentos para lhe dar cor. A queima do cimento permite que o cimento não fique com uma aparência uniforme, reforçando o aspecto róstico da peça.
  • A argamassa do cimento permite a adição de aditivos que dêm características especiais à argamassa, como o acelerador de pega – que acelera a cura do cimento queimado, aditivos impermeabilizantes,  retardadores de pega – reduzem a veloidade da cura da argamassa, permitindo a cura uniforme de extensas áreas de cimento queimado simultaneamente;

Desvantagens do cimento queimado

  • O piso de cimento queimado pode ser inadequado na aplicação de áreas da casa como quartos, já que o frio no inverno nesses ambientes pode ser penoso.
  • A lisura do piso pode ser um tanto quanto perigosa, principalmente se o piso estiver molhado. Não é recomendada portanto a aplicação em casa de idosos, ou em áreas que fiquem permanentemente úmidas.
  • Também não é recomendado em superfícies de banheiros pelo evidente risco de tombos quando molhado bem os danos que pode sofrer devido à exposição prolongada de produtos como shampoos e sabonetes.
  • Comum aparecimento de trincas – O cimento queimado é bastante sucetível ao aparecimento de trinca, embora na maioria das vezes elas sejam quase imperceptíveis. Isso ocorre porque a polvilhamento de pó de cimento na superfície da argamassa reduz a relação agua-cimento da superfície do material em relação ao interior da argamassa, resultado em fissuras e trincas durante o processo de secagem do cimento queimado.
Bisous, Helo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…