Pular para o conteúdo principal

Organizando o Closet


Manter o closet organizado é o sonho de todos, sapatos, acessórios, roupas, tudo no seu devido lugar. Hoje vamos trazer dicas para você conseguir se organizar melhor. Vamos conferir?

Checklist: O primeiro passo para conquistar o closet perfeito é projetá-lo de acordo com os itens que serão guardados. Assim, pegue papel e lápis e faça uma relação de quantos vestidos, camisas, saias, bolsas, sapatos, enfim de tudo o que você tem. É o número de peças que determinará o dimensionamento de nichos, gavetas, cabideiros e prateleiras.

Aberturas: Quanto maior for a abertura da porta, melhor será a visualização interna do armário, o que na hora de se vestir faz toda a diferença. Pode-se optar pelas de abrir ou de correr (essas últimas, perfeitas para áreas pequenas, pois não roubam o espaço da circulação). 

Transparência: Gavetas com frente de acrílico são ótimas no dia a dia. O visor agiliza a localização das peças, evitando que se desarrumem as pilhas. Cuidado com o visual: por serem transparentes, as gavetas devem estar sempre em ordem.

Ton sur ton: Seja nos cabides, nas prateleiras ou nas gavetas, um jeito esperto de manter a ordem e acelerar a localização das peças é separar as roupas por cor.

Sapatos à parte: Por mais apaixonados que somos por calçados, não dá para esquecer que eles trazem na sola as impurezas da rua. Portanto, o ideal é ter a sapateira num módulo isolado, longe das roupas. Se for impossível, reserve a parte mais baixa dos armários para os pares, há menos risco de contato. Para conservá-los e facilitar a escolha guarde os sapatos dentro de saquinhos com visor, sempre um modelo por embalagem.

Desapegue: De nada adiantará todas essas dicas se a quantidade de roupas e acessórios não parar de aumentar nos seus armários. O conselho de ouro de Brunete Fraccaroli é o seguinte: sempre que comprar um vestido, um sapato, uma bolsa, desfaça-se de duas peças que não usa mais (um indicador confiável é o período de seis meses). Se os itens estiverem em bom estado, doe. A ação ajudará quem precisa e a ordem e as boas energias do closet serão mantidas.

Falta espaço?: ntão incorpore o seu closet dentro do quarto. Faça armários em torno da cama e prefira as portas de correr espelhadas, para não comprometer a passagem e dar a sensação de amplitude. 

Enroladinhos: Esse é o jeito mais prático de guardar os cintos. Pendurados, eles vivem caindo e tumultuando o interior dos armários. Já quando mantidos enrolados dentro de gavetas, eles se preservam melhor e não somem entre as roupas.

País tropical: Apesar de no ano serem poucos os dias de frio intenso, não se pode abrir mão das roupas pesadas de inverno. Para que elas não ocupem o lugar de itens mais usuais, destine também para esses trajes um corpo de armário separado.

Sem embaraço: Colares e correntes ficam mais fáceis de serem localizados quando pendurados em cabides. Dispostos assim, também não correm o risco de se enroscarem uns aos outros, fazendo você perder minutos preciosos na hora de se trocar.

Enxoval nas alturas: Um jeito prático de organizar as roupas de cama é reservar para elas toda a parte superior dos armários. Uma escadinha ajuda a guardar as peças, que se mantêm bem passadas até o próximo uso.

Espelho, espelho meu: Impossível pensar num closet sem espelhos. Eles são fundamentais para revelar nossa real aparência. Assim, use e abuse desse elemento. O ideal é distribuí-lo de forma que possamos nos ver de vários ângulos. Vantagens extras: torna o ambiente visualmente maior e amplifica a iluminação.

Alta tensão: Ter pelo menos uma tomada no ambiente é importante. Ela será de grande ajuda na hora de dar aquela última alisada no traje escolhido com o ferro de passar. Prefira vaporizadores para as roupas pretas e para as de tecido delicado, pois o equipamento pode ser usado na vertical, com o traje ainda no cabide.

Longos impecáveis: Vestidos e casacos compridos pedem nichos de no mínimo 1,65 m de altura. Menos que isso a barra ficará amassada e você terá uma desagradável surpresa ao vesti-los. Outra dica preciosa, que vale para as demais peças também: para não amarrotar as roupas, a distância entre os cabides deve ser de 5 a 10 cm.

Luz e ação: Iluminação é tudo num closet. Para não mascarar a cor das roupas e enxergar detalhes ao se vestir, a receita ideal reúne luz difusa (halógenas em sancas) e luz orientada (dicroicas embutidas no teto, voltadas para a parte interna dos módulos).

Piso e parede: O melhor revestimento para o chão do closet é o carpete. Agradável de pisar descalço, ele não puxa fios, assim nunca vai danificar suas lindas meias de náilon. Quem é alérgico, pode optar pela madeira. Já nas paredes, papel vinílico é uma ótima pedida. Lavável, não acumula pó.

Complementos importantes: Um pufe no centro do closet traz conforto nos momentos da decisão do que vestir e de calçar as meias e os sapatos. Um gaveteiro volante organiza melhor óculos, relógios, pulseiras e a rotina de seu usuário. Boa ideia: com tampo de vidro, ele deixa a mostra o conteúdo da primeira gaveta. Se você tem vida social intensa, vale a pena possuir um mini salão de beleza junto à área dos armários. O da arquiteta Brunete Fraccaroli concentra lavatório, servido por poltrona massageadora, e bancada com espelho em que ficam expostos os acessórios de cabeleireiro e manicure.

E ai, curtiram as dicas? Então corra organizar o seu!

Fonte: Casa Abril.

Bisous, Helo.

Comentários

  1. Não tenho closet mas tenho um enorme roupeiro e tento deixar td organizadinho mas pensa num maridão bagunceiro? é o meu rsrsrs
    participando do seu sorteio, bjs e Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Coloque aqui sua dúvida, sugestão, opinião... obrigada por acessar o blog.

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…