Pular para o conteúdo principal

As Novas Varandas


Olá! Hoje vamos dar dicas de como transformar os terraços de apartamento em áreas agradáveis para receber, relaxar e praticar um hobby, seja no verão ou no inverno. Vamos conferir!
Nos últimos 15 anos a configuração dos apartamentos tem mudado bastante. Diminuem os espaços da área íntima e crescem os ambientes sociais. nesse novo layout, a varanda deixou de ser um apêndice externo do projeto para se transformar numa extensão da sala de estar. apostando no conceito varanda gourmet, as construtoras valorizam cada vez mais essa parte do imóvel e cabe ao morador o desafio de adaptá-la ao seu estilo de vida. assim, ao pensar na ambientação do terraço, avalie bem como quer usá-lo. não se fie em modelos prontos. Se você gosta de cozinhar para os amigos, vale a pena montar uma estrutura com pia, fogão, churrasqueira e mesa de refeições. Mas se isso não lhe agrada, invista numa decoração mais intimista, com estofados confortáveis para relaxar enquanto lê ou ouve música. Para quem tem criança, manter um espaço livre aqui dedicado às brincadeiras ajuda a manter o restante da casa em ordem. Enfim, já que a varanda existe, faça dela um lugar de uso efetivo, que seja agradável o ano inteiro. 
As novas varandas geralmente já vêm equipadas com churrasqueira e pia. não tente mudá-las de lugar, pois sua localização segue projeto estrutural do edifício e qualquer obra nesse sentido torna-se complicada, acarretando a perda de garantia da construtora. Você pode, sim, incrementar os acabamentos. o granito preto são gabriel é um revestimento com baixo custo, bonito e fácil de limpar. O recurso é bem-vindo nessa área. O piso original das varandas nem sempre é atraente. Use deque de madeira. instale as placas sobre o revestimento já existente e regule a altura com barrotes e pés niveladores. Sobre os ralos, crie pequenos alçapões para facilitar a limpeza. Se quiser mesclar revestimentos, inspire-se no ambiente de nossa aula. a área de 35 m² foi dividida em canto gourmet e espaço de estar. Para setorizá-los, criou-se uma cama de seixos rolados n° 1, 2 e 3 e, sobre ela, cacões de pedra mineira sinalizam as pisadas.


Mobiliário adequado

Abertos ou fechados com vidros, os terraços são locais vulneráveis ao sol, ao vento e a umidade. além disso, facilmente se tornam o espaço mais usado da casa. Sendo assim, contar com móveis resistentes é inquestionável. Peças de madeira de demolição, de aço carbono e de metal com pintura eletrostática são ótimas opções. Outra dica importante: prefira cores claras. Elas aumentam a sensação de frescor no ambiente e não desbotam com o tempo. Para os sofás, tenha sempre uma capa sobressalente de tecido impermeável. Poltronas e mesinhas leves, que podem trocar de lugar sempre que for preciso, são bem-vindas nesta decoração. 

Plantas melhoram o astral

Não importa o tamanho da varanda, sempre há espaço para enfeitá-la com vasos e floreiras. Espécies de origem mediterrânea se adaptam melhor às condições climáticas do ambiente. nessa seleção, entram várias 
frutíferas, como pitangueira, laranjeira e pés de laranjinha kinkan. Uma ideia é plantá-las em vasos e usar como forração dinheirinho, hortelã ou sálvia. E por falar em temperos, eis aí mais uma variedade bem-vinda, principalmente se o terraço for gourmet. além dos já citados, você pode ter o alecrim e o louro. complemente com um belo arranjo de lavanda e tenha uma área sempre perfumada. Regar a cada dois dias é o suficiente para manter seu jardim de apartamento saudável e produtivo.

E você tem varanda em seu apartamento? Então corra decorar!!

Fonte: http://casa.abril.com.br/

Até mais, Helo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…