Pular para o conteúdo principal

A moradia!

Historia da artehistoria da arte
É pela evolução da moradia que podemos entender as transformações no estilo e também nos hábitos das pessoas, pois reflete o comportamento nas diferentes épocas, marcadas pelas mudanças na arquitetura  e no design.
A forma de habitar/morar diz respeito: ao local onde este habitat está inserido, ao clima circundante, a cultura da região e, especificamente, ao habitante em questão.
Até por volta da década de 60, o modo de vida era diferente do nosso modelo atual. As casas eram somente "mobiliadas"(conjuntos indissolúveis - cama, armário, criados mudos, mesa de seis cadeiras com a cristaleira, etc.). A sala de visitas era utilizada somente em dias de festa, os dormitórios tinham função única e exclusiva de dormir e os banheiros, quando faziam parte da casa, eram em número restrito. Sem cenário, a presença o móvel reduzia-se ao essencial, orientando-se este mais para a sua função que para a decoração. Sobre os bancos e cadeiras, o máximo de conforto eram as almofadas soltas sobre os assentos.
historia da arte

Foi no reinado de Luís XV, o século XVIII sob o estilo rococó, que as poltronas de estrutura mais adaptável ao corpo foram introduzidas. Estofadas no assento, no encosto e nos braços, as poltronas eram perfeitas para as conversas informais, para as reuniões íntimas. Nos quartos e salas as chaises, as marquesas e as bergères aparecem. As escrivaninhas e mesas de costura conquistam espaços nos cômodos, agora menores e mais organizados. Um item especial fez sua estréia: a noção do conforto.

Em meados do século XVIII e início do século XIX, surge o período neoclássico reagindo ao barroco e ao rococó. Com a industrialização no século XX, cresce a indústria de bens duráveis (automóveis, máquinas, eletrodomésticos). O apartamento penetrou na vida brasileira através de sua aceitação pela classe média e consequentemente a classe alta.

historia da artehistoria da arteA composição dos ambientes da casa está diretamente relacionada com os hábitos sociais consolidados, conceitos relacionados ao modo de viver, como também com a legislação local, as limitações econômicas e tecnológicas.

Nos anos 80 no Brasil, houve uma aceleração maior no processo de industrialização do móvel. A partir dai, a indústria moveleira fez grandes investimentos em pesquisas e desenvolvimentos de novos materiais com o intuito de se adequar às novas exigências do mercado consumidor. E depois disso não parou, a cada ano é lançado novas tendências, cores, revestimentos, idéias...

historia da arte

E hoje o que podemos ver em destaque e que veremos por muito tempo são objetos reutilizáveis, usando materiais recicláveis, naturais, ou seja as pessoas convidam a natureza a entrar nos ambientes por meio de móveis e objetos de materiais naturais. É a saída para "humanizar a casa".

Até mais,
Helo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…