Pular para o conteúdo principal

Salas de estar


Cada vez mais democrático, o living precisa acolher com conforto e descontração os moradores e receber com charme os amigos.João Armentano, uma das estrelas mais importantes da arquitetura atual brasileira, recebeu a revista CASA CLAUDIA em seu escritório para ensinar você a transformar a sua sala.


Quem foi criança ou adolescente até os anos 1960 lembrase do ciúme que as mães tinham de sua sala de visitas. Sim, como o nome diz, eram espaços dedicados às visitas, que deveriam se manter impecáveis na arrumação e longe da peraltice dos filhos. televisão neste espaço era sacrilégio. A família poderia se apertar num cômodo menor para assistir a programação, mas macular o estar com o aparelho estava fora de propósito. Pois o mundo desde então mudou muito e as salas das visitas, também. Hoje, totalmente democráticas, elas aconchegam a família toda e os amigos, são espaços para serem vividos à vontade, cumprindo várias funções. Deixaram de seguir estilos pré-determinados de decoração e passaram a refletir a personalidade de seus donos.







Difícil encontrar alguém que não se sinta confortável vestindo jeans. Desde que Levi Strauss, em meados de 1860, criou as primeiras calças com a lona das barracas que abrigavam os mineradores americanos, o tecido caiu nas graças das pessoas. Dá para fazer uma analogia entre o jeans e as salas contemporâneas. nelas, o que se espera é o mesmo bem estar, elegância e casualidade da roupa mais popular do mundo. Para tanto, invista em ...























Aberta para área externa,  a sala tem luz natural e paisagem do jardim.


...iluminação e ventilação naturais.  Um living banhado pela claridade do dia é convidativo e ganha movimento, mudando sua aparência conforme o horário. Valorize janelas, portas e demais entradas de luz e ventilação. Não as esconda atrás de cortinas e, se topar uma reforma, aumente o tamanho e o número das aberturas. Assim, além de conquistar mais luminosidade e dispensar aparelhos de ar condicionado, seus ambientes passam a ser uma extensão visual das áreas externas, trazendo a beleza do jardim para dentro da sala. Para a noite, tenha uma iluminação que reproduza as nuances da luz natural. Distribua pontos de luz difusa, criando manchas luminosas suaves , que iluminam sem ofuscar.


...revestimentos naturais. eles são imbatíveis no quesito aconchego. Uma pedra como o limestone, no piso, por exemplo, convida a caminhar descalço, evoca descontração e acolhimento de ninho.  O mesmo se dá com as paredes forradas de madeira, mas, atenção, use apenas folhas certificadas. De material quente, elas deixam a sala acolhedora, com acústica agradável e visual encantador.
























A mobília transita entre o moderno e o contemporâneo, 
seguindo uma ordem despretensiosa. 


...fibras naturais. Priorize esse item nos móveis, tecidos e tapetes, afinal aqui, o que conta é o conforto tátil. nada mais gostoso do que relaxar num sofá de linho, caminhar sobre fios de seda ou ver a brisa ser filtrada por uma translúcida cortina de voal.


Um bom projeto de interiores concilia esses dois aspectos. no entanto, nem sempre foi fácil achar móveis 
belos e cômodos. Lembra-se da poltrona do papai?  Superconfortável, mas nada atraente. Por outro lado, 
muitas peças de visual primoroso, careciam de comodidade. mais uma vez, mudamos para melhor e hoje o 
design assumiu um compromisso com a funcionalidade. escolha para o living móveis que tenham na mesma 
medida estética e conforto. 












Espelhos, que duplicam a luz, são elemento constante 
nas salas decoradas por João Armentano.

Cadê a TV?
Com a chegada das telas finas e planas, o aparelho entrou sem cerimônia nas salas atuais. o problema
está no quadro negro em que ele se transforma quando desligado. Para disfarçar a TV e ganhar uma parede
atraente, uma boa saída é instalar espelhos especiais a 7cm distantes do monitor. Assim, ela só aparece quando acionada. Lançados recentemente, esses novos espelhos mostram com fidelidade a imagem da programação e não interferem no sinal do controle remoto.
O truque do espelho!

Para deixar mais charmoso aquele canto escuro da sala, nada melhor do que uma parede espelhada ou peça
solta, apenas encostada na alvenaria. Além de aumentar a luminosidade, o recurso ajuda a ampliar visualmente o espaço.  e que tal duplicar a linda vista da janela? Instale o espelho voltado para a paisagem e mesmo de costas para o jardim, você e seus convidados poderão desfrutar das folhas dançando ao vento ou do pouso de um passarinho.


Cor é fundamental!!

Se há um elemento que traz vida, alegria e energia ao living, este sem dúvida é a cor. Aposte sem medo nela, porém com cautela. Como hoje você pode adorar o amarelo e daqui dois meses estar enjoada do tom, prefira colorir itens da decoração que são facilmente repostos. Sairá bem mais barato trocar as capas das almofadas, do que o sofá, não é?  Pintar a alvenaria também é um recurso prático e econômico. Numa tarde você troca a cor de uma parede e renova rapidamente o astral do ambiente.






“Peças queridas pelos moradores deve ter sempre lugar garantido no living atual”, diz Armentano











Créditos: Maria Helena Pug e Cristiane Komesu - Casa Claudia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…