Pular para o conteúdo principal

Vintage

Móveis e objetos vintage, com cara de casa de vó, ganham destaque nas tendências de decoração e design.
Mas como surgiu o  "Vintage"?

Objetos com valor sentimental, móveis que passam de geração para geração, peças decorativas que são patrimônio da família: tudo que até pouco tempo atrás podia parecer interessantes somente em antiquários e cenários de produções de época ganha destaque em decorações de ambientes modernos. Mesclar em um mesmo espaço uma luminária art deco, uma estante fabricada no mês passado e almofadas em patchwork resulta em um ambiente cheio de personalidade, estilo e com cara do proprietário.
A palavra VINTAGE tem origem na língua inglesa e está relacionada a safras de vinho (vint é relativo à safra de uva e age significa a idade da bebida). O termo foi popularizado para outras áreas, especialmente para moda e design, para batizar peças e criações que foram referência em algum período. Assim como usamos o termo antiguidade para criações dos séculos 18 e 19, o vintage serve para o que foi de melhor produzido durante o século 20, em especial entre as décadas de 1940 e 1970.
De feiras de móveis e design a sites de decoração no estilo "faça você mesmo", a tendencia é vintage está em todas as pautas. Durante a ultima Abimad - Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Atla Decoração, que ocorreu em São Paulo, um dos Destaques apresentados pelos 157 expositores estava relacionado diretamente a tendências focadas em referências pessoais: peças com aparência gasta e valor sentimental, quase como herança de família. Na Feira de Colônia do ano passado, um dos eventos mais importantes do setor mobiliário, o patchwork e a mistura de velho e novo aparecem em muitos estandes. O vintage também aparece no design de eletrônicos, com aparência retrô, mas funcionalidade cheia de tecnologia - como, por exemplo, toca-discos com entrada USB, que pode ser conectado ao computador. Com o vintage, cada decoração é unica. O mote é se apropriar de objetos que fazem parte da história da família, misturando com peças adquiridas há pouco tempo, e construir um ambiente com a cara e a história do dono. Peças de crochê, bordados, detalhes feitos à mão, mesmo não sendo emprestados da casa da vó, já ajudam a dar um toque retrô a quem tem mais receio de ousar. Diversas marcas de produtos de utilidades domésticas já apresentam linhas de época, com peças de plástico e acrílico como as produzidas nos anos 1970, ou louças estampadas com rótulos de produtos antigos. A marca papéis de parece bobinex, lançou uma linha com a assinatura do designer: Marcelo Rosenmbaum com a cara dos anos 70. Mas o vintage não se limita aos móveis e objetos de decoração: diversas empresas estão investindo em produtos com tecnologia de ponta e design do século passado.
A LG lançou uma televisão portátil de 15 polegadas, nos estilo anos 1970. Também é possível deixar a cozinha e o banheiro com aura retrô. Empresas como a Brastemp e a Smeg lançaram linhas de geladeiras e fogões com cara antiguinha. Mas só os estilo remete ao passado: os eletrodomésticos retrô têm padrão A em economia de energia, controle de temperatura, externo, timer digital, entre outras funcionalidades. Banheiras feitas de resina de alta performance com controle de temperatura e vazão de água também trazem modelos retrô, unindo estilo, beleza e praticidade. Gastando muito ou pouco em produtos recém-saídos da loja, garimpados em feiras ou surrupiados da coleção da casa da vó, o importante do estilo vintage é transferir para o ambiente a personalidade do morador, de uma maneira única e especial. O valor emocional serve de tempero para as mais discretas ou mais ousadas tentativas

Fonte: Google e Casa Abril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…