Pular para o conteúdo principal

Menos é Mais!


Se Deus está nos detalhes, ele contribui para que estes fossem impecáveis. O arquiteto alemão Ludwig Mies Van der Rohe (1886-1969) cunhou muito mais do que frases que se tornaram marcos do design ( "Menos é mais" e "Deus está nos detalhes").
Foi ele que abriu o caminho para a arquitetura dos grandes espaços, para o designer, os espaços deveriam ser preenchidos pela vida, e não por elementos superficiais ou excessivos.
Ao Lado de gênios como Frank Lloyd Wright e Le Corbusier, foi um dos criadores do chamado International Style, que caracteriza uma arquitetura de linhas sóbrias e racionais, mas sofisticadas.
Foi professor da Bauhaus ( Alemanha, 1919-1933), primeira escola de design do mundo, de cárater vanguardista, que se tornou o grande marco do modernismo na arquitetura. Os edifícios da sua maturidade criativa fazem uso de materiais modernos, como o aço industrial e o vidro para definir os espaços interiores, e a aparência exterior de suas obras. Concebeu espaços austeros, elegantes e cosmopolitas. Emigrou para os Estados Unidos em 1937, onde dirigiu o departamento de arquitetura do IIIinois Institute of Technology de Chicago, entre 1938 e 1959.
Sua primeira obra importante foi o pavilhão alemão para a Exposição Internacional de Barcelona, de 1929, ícone da modernidade. Seus prédios de apartamentos abriram caminho, do ponto de vista construtivo e urbanístico, para obras posteriores. Disso são exemplos os Promontory Apartments de Chicago (1951); os Batery Park Apartments de Nova York ( 1957 a 1958) e o Seagram Building dde Nova York (1956 a 1959). Um dos móveis mais célebres criados por ele é a Cadeira Barcelona (1929). Mais importante do que sua trajetória é seu legado: foi ele que abriu o caminho para a arquitetura dos grandes espaços - para o designer, os espaços deveriam ser preenchidos pela vida, e não por elementos superficiais ou excessivos. Sua obra é um retrato da era industrial, colocando em evidência os materiais ásperos e construtivos, sem abrir mão da elegância e da universalidade. Ao retirar de cena os elementos superficiais, o arquiteto expõe o que é essencial: a vida, e não sua forma. Ainda que as formas criadas por ele sejam, em si, um estilo de viver.


Farnsworth House, de 1951 em Plano, IIIinois (EUA), um dos mais
famosos exemplos da arquitetura modernista residencial.

Mais informações no site da Mies Van der Rohe Society: www.miessociety.org 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Em alta: Subway Tiles (Azulejos de metrô)

Já faz algum tempo que os subway tiles vem reconquistando seu espaço. Seja em banheiros, cozinhas e até outros ambientes, eles contrapõem os coloridos ladrilhos hidráulicos, e se diversificam nas novas formas de paginação. Com um aspecto mais simples porém não menos charmoso, se torna urbano, romântico, divertido, diferente. Um revestimento que está sendo usado de diversas formas.  Sua origem podemos dizer que veio dos subsolos/metrôs, principalmente de Paris e londres, e invadiram as residencias e comércios.


Encontramos ele presente também em um estilo de decoração que também está muito em alta, a decoração escandinava (veja aqui), com variedades de tons são aplicados em diversos ambientes. Retangulares nos dão várias opções de paginação, horizontal, vertical, diagonal... Sem contar que a escolha da cor do rejunte também influenciará sua intenção no projeto. O tradicional é o rejunte escuro, criando um estilo retrô e relembrando sua aplicação nos metrôs. Mas é possível também inovar…

Mostra Casa Chapecó traz conceito Urban Style – Morar inteligente, onde o essencial é a tendência

O morar bem exige sofisticação e elegância junto à funcionalidade. A Mostra Casa Chapecó vem para inspirar e traz como conceito o Urban Style – Morar Inteligente, onde o essencial é a tendência. Em sua primeira edição, o evento de arquitetura, decoração e paisagismo apresenta o estilo prático e refinado de se morar, com a mescla entre o moderno e o antigo, pautados no conceito que tomará conta dos ambientes da Mostra.
            De acordo com o coordenador de execução de obras da mostra e sócio da Ahazô Marketing e Eventos, João Paulo Santos, o evento vai mostrar elegância e modernidade aliado a personalidade das ruas para a residência. “A casa também pode ser o escritório, pois permite abrigar espaços artísticos e intelectuais de maneira integrada, reconectando com o centro da cidade e trazendo o jardim para dentro, com móveis minimalistas, mas funcionais”. Ressalta ainda que na Mostra, antiguidades e artigos contemporâneos se intercalam e o antigo encontra o novo.
Além de trazer as …

CASACOR SC 2017, edição de Florianópolis, anuncia suas estrelas

A CASACOR SANTA CATARINA 2017 acontece de 10 de setembro a 22 de outubro, no casarão da Praça Getúlio Vargas, antigo Asylo de Órphãs São Vicente de Paulo da IDES (Irmandade do Divino Espírito Santo). Um imóvel centenário tombado pelo município, que já foi ocupado pelo IPUF, Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis. Ao todo serão 28 ambientes divididos em 3 pavimentos com espaços que vão desde 20m2 a 170m2.  Grandes nomes da arquitetura catarinense confirmaram presença neste grande evento.
Reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CASACORtraz este ano como tema, o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias dos melhores profissionais do segmento, que levarão ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual.
Com o foco no essencial, os franqueados Luiz e Francis Bernardo receberam a missão de transformar o imóvel centená…